Semana de alta-costura: Tudo sobre o primeiro evento de moda do ano!
Manequim
Nessa semana, entre 23 e 27 de janeiro, aconteceu a semana de moda de alta costura de Paris. O primeiro evento de 2023 reuniu o melhor das grifes, antecipando tudo que será tendência ao longo do ano.
Com momentos extravagantes, como o desfile da Schiaparelli, e o cortes já vistos das renomadas Armani e Valentino, diretor artístico Ale Monteiro analisa cada coleção e seus pontos auge.
Semana de alta-costura: O que bombou nas passarelas de Paris?
Schiaparelli
Com certeza, um dos principais e mais comentados, logo no início da semana, contando com polêmicas com look usado por Kylie Jenner , visual extravagante de Doja Cat e até protagonismo do Brasil, com Gkay.
“O bem e o mal, céu e inferno, e o veludo e drapeado estiveram presente em dualidades dilacerantes no desfile inspirado na Divina Comédia de Dante [Alighieri]”, destaca o especialista.
Elie Saab
“O libanês sabe de fato como trazer sofisticação em detalhes! Ele trouxe elementos da Tailândia pera alta costura, ressignificando curvas obvias, e delicadeza de bordados”, ressalta. O desfile foi um dos mais admirado da semana.
Armani
Sobre o clássico, ele pontua: “Apesar de bonito, [Giorgio Armani] entregou a mesma coisa sempre. Acho que por ele estar completando quase 90 anos, ele está entregando pouco. Apenas revivendo algumas formas geométricas, cores que já vimos“.
Valentino
“Maison Valentino, trouxe estampas, maxi cores e volumes para reviver os anos 80 com cortes volumosos e geométricos de uma forma divertida e sobreposta”, explica. No entanto, não deixou de destacar que coleção peca por erros semelhantes que Armani.
Por fim, o especialista reflete sobre a semana de alta-costura como um todo e revela: “a temporada está bem morna.
Mas cria se bastante expectativa, porque são determinantes pro que veremos nos redcarpets e grandes premiações que estão por vir”.