25 Jogos de Bebidas simples para fazer com a galera em qualquer ocasião
Manual Do Homem Moderno
Juntou a galera em um encontro, festa, sítio, tem alguns gorós e quer passar o tempo? Antes que aquele seu amigo chato pegue o violão e comece a tocar Legião Urbana, que tal fazer um dos jogos de bebidas?
São brincadeiras simples, com coisas que vocês têm em mãos e naquele momento, mas que ajuda a passar o tempo e trazer diversão para o rolê! E não precisa ser só com bebidas alcoólicas! Você pode colocar doses de refrigerantes, sucos, águas ou fazer desafios.
Lembrando que nós não nos responsabilizamos pelas consequências etílicas da brincadeira.
+ Aprenda a fazer os jogos com bebidas: Torne as festas com os amigos muito mais divertidas
+ Drinks refrescantes para curtir o carnaval: Bebidas para curtir a folia com os amigos
+ O Guia definitivo para curtir o Carnaval 2024
Se liga no vídeo que fizemos com as melhores brincadeiras com bebidas para você fazer!
Jogos de Bebidas
Escravos de Jó
Cada integrante precisa de um copo. Todos os copos estarão cheios, alguns com água, outros com bebida.
Em uma roda, vocês vão passar os copos para o outro no sentido horário, cantando a música Escravos de Jó. Quando a música parar, você precisa beber o copo que parou na sua mão.
Para dar um upgrade na brincadeira, você pode colocar Shoyo, leite e até pimenta em alguns dos copos.
Jogo do VRUUUM
Apesar de parecer um dos simples jogos de bebidas, esse é bem dinâmico e complexo, então se você tomar umas a mais, provavelmente vá se perder.
Com o mínimo de quatro participantes em roda, a brincadeira acontece no sentido horário. Cada participante só poderá dizer 3 palavras durante o jogo, relacionada a barulhos de carro:
1 – Vrum – A palavra indica que o jogo segue na sequência.
2 – Iiih – imitando um freio de carro, invertendo o sentido do jogo. Ou seja, se estava indo para a direita, o participante da esquerda que é o próximo.
3 – Ploft – como se fosse passar em uma lombada, significa que pula a vez do próximo participante.
Ping, Pong, Pang
Esse jogo japonês é bem parecido com alguns que temos no Brasil. Um dos jogadores deve iniciar a brincadeira dizendo “Ping”. Em seguida, o jogador à esquerda deve dizer “Pong”. A próxima pessoa deve dizer “Pang”, ao mesmo tempo em que aponta para outro jogador, que deverá reiniciar a sequência.
Os participantes que comerem mosca, se enrolarem, ou errarem a ordem das palavras devem tomar um shot.
Slap Cup (Tapa no Copo)
Para este jogo, você precisa de copos de bebida e duas bolinhas de ping pong. Em uma mesa, os integrantes colocam copos cheios de bebida no centro (estes servirão para o pessoal beber).
O jogo começa com dois integrantes tentando fazer a bolinha de ping pong quicar na mesa uma vez apenas e entrar no seu respectivo copo (um copo para cada).
Quem fizer isso primeiro, derruba o copo da outra pessoa e esta tem que beber um copo do centro. Ganha quem beber menos copos na mesa.
Quem falar NÃO toma
Alguém começa a perguntar a qualquer pessoa do grupo. Por mais imbecil ou comprometedora que seja a pergunta, em hipótese nenhuma você pode falar a palavra NÃO. Quem falar, toma.
Para aumentar o nível de dificuldade deste clássico dos jogos de bebidas, vocês podem escolher outras palavras proibidas.
Só vale perguntas
Com a mesma pegada do jogo anterior, um participante começa fazendo uma pergunta para alguém da roda. A pessoa que recebeu a pergunta tem que responder sempre com outra pergunta. Quem responder sem querer, bebe.
Bicho Bebe
Um dos jogos de bebidas fácil de fazer, mas que não é recomendado para quem tem pouca memória.
Cada um do grupo escolhe um animal para ser chamado (quanto mais raro, mas difícil vai ser lembrá-lo). Com as escolhas feitas, o primeiro começa a fazer a pergunta, levando o copo na direção da respectiva pessoa com o nome do animal que ela chamar.
(No caso o cachorro): Cachorro não bebe, quem bebe é a Coruja?
(a pessoa que escolheu a coruja responde)
(coruja): Coruja não bebe, quem bebe é o Macaco?
(a pessoa que escolheu o macaco segue com a resposta e pergunta)
Quem chamar o bicho errado ou não percebendo que foi chamado, bebe um shot .
Eu nunca
Um dos mais conhecidos jogos de bebidas. Cada um com um copo na mão. A brincadeira consiste em alguém levantar uma negação e, todos aqueles que já tiverem feito tal ação, bebem.
Ex: Eu nunca dancei funk!
Para todos que já dançaram funk – mesmo que em casamento de família – dão uma golada.
Quanto mais álcool na cabeça, mais ousadas surgem as negações. Não recomenda-se brincar com seu chefe, vai que alguma revelação resulte em uma justa-causa.
Flip Cup
Cada integrante precisa ter um copo de até metade de cerveja (ou outro tipo de bebida). Com dois times separados, um em cada lado, deixe esse copo na frente de cada participante.
O primeiro do tipo começa tendo que primeiro virar o que tem no copo. Assim que terminar a bebida, ele coloca o copo na mesa, de cabeça para baixo, na beirada da mesa, de modo que ele caia de cabeça para baixo usando somente o dedo para bater no topo do copo.
Somente depois que o primeiro virar, o próximo do time pode começar a beber e, assim, fazer todo o processo novamente. Continua até que todos em um time consigam beber e virem todos os seus copos.
Jogo do C ou S
Esse jogo é simples e não precisa de nada. Ele corresponde não falar nenhuma palavra que comece nem com C e nem com S e que tenha a ver com a última palavra dita por algum participante.
Exemplo:
Um fala a palavra futebol. Então o outro tem que responder com uma palavra relacionada, mas que não comece nem com C ou S.
Quando alguém errar, bebe. Depois disso, o jogo inicia com outra palavra de um tema qualquer e os outros seguem isso.
Jogo do 15
Com um grupo de pessoas, cada um é o líder da rodada. Ele escolhe substituir um dos números por qualquer palavra. Quando chegar na vez de alguém falar este número, este precisa falar a palavra.
Ex:
O número 7 foi substituído por laranja.
“1, 2, 3, 4, 5, 6, laranja, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15”.
Terminou a primeira rodada, o próximo líder faz a substituição do número seguinte e por aí vai, até alguém errar. Parece fácil? Imagina quando tiver assim!
1, cachorro, 2, tênis, shopping, Júpiter, 6, laranja, enciclopédia, café, 10, guarda-chuva, 12, 13…
Bingo da Bebida
Esse jogo não tem uma regra fechada em si e vai muito da criatividade e vontade de beber da galera. Vocês podem escolher qualquer coisa que está passando na TV, como um filme ou série.
Baseado nela, cria-se as regras para quando algo acontecer, vocês beberem.
Ex: toda vez que falarem fuck no filme Clube da Luta, bebemos. Ou toda vez que aparecer um Zumbi em Walking Dead a galera vira um shot.
As possibilidades são infinitas e quanto mais regras, mais divertido fica. Existem até muitas já criadas para filmes e peças famosos.
Jiuling (ou quantos dedos têm)
Esse jogo de origem Chinesa é parecido com o nosso par ou ímpar, mas o objetivo aqui é adivinhar a soma dos dedos colocados por todos os jogadores. Quem chegar mais perto observa os amigos ficarem um shot mais bêbados.
Beer Pong
Criado nas Universidades americanas, o Beer Pong é disputado em uma mesa comum, mas se você tiver uma mesa de ping pong, melhor.
Em cada canto da mesa, cada dupla dispõe os 10 copos com cerveja em forma de triângulo. Cada dupla tem como objetivo acertar a bolinha dentro de um dos copos do adversário. Os arremessos são feitos alternadamente entre os membros das duplas. Ou seja primeiro você, depois um adversário, depois seu companheiro, depois o outro adversário.
Todo mundo que for arremessar deve manter o cotovelo para fora da linha da mesa. Acertou? Você pode escolher um da dupla concorrente para beber.
Além disso, você tem a chance de fazer um arremesso na sequência. Ou seja, se você é bom de mira, vai poder passar o jogo sem beber um copo sequer.
Para saber todas as regras, já fizemos uma matéria dedicada sobre o tema!
Vermelho ou Preto
Este jogo funciona assim como o Maior ou Menor, mas, ao invés de adivinhar se a próxima carta será maior ou menor que a anterior, basta chutar se ela será vermelha ou preta.
Pode ser jogado a partir de duas pessoas.
Jogue, bebe ou tira (Flip, sip or strip)
Esse jogo mistura a pegada da galera beber com uma ousadinha de fazer a galera tirar a roupa.
Ele precisa de uma moeda e alguns copos de bebida. Uma pessoa começa jogando a moeda para o alto e tentando adivinhar se vai sair cara ou coroa. Se acertar, passa a moeda para a pessoa à direita. Se errar, bebe o líquido do copo ou tira uma peça de roupa, passando a moeda para a pessoa à esquerda.
E se a pessoa acertar 3 vezes consecutivas, tem o direito de colocar uma peça de roupa. Perde quel ficar totalmente sem roupa primeiro.
Jogo do Pi
Esse jogo é um queridinho da galera de exatas e odiado pelo pessoal de humanas. Em uma roda de amigos, o primeiro jogador começa falando o número 1, o próximo 2 e assim sucessivamente.
A parte difícil vem a seguir. Deve-se substituir todo número terminado em 7 e múltiplo de 7 (14, 17, 21, 27, 28… etc) pela palavra ‘pi’. E toda a vez que alguém falar ‘pi’, inverte a ordem do jogo. Quem errar ou demorar para falar, bebe.
Jogo dos Limões
Esse jogo trava-línguas é o pesadelo de qualquer bebum. Existem duas formas de praticar
1- Números fixos
Em uma roda de amigos (quanto mais, melhor), uma medida de álcool pra cada um (pode ser cerveja, vodka, pinga, a recomendação é que seja o burro – pinga, limão e sal), cada um recebe um número em ordem crescente, sentido horário na roda. Começa com a pessoa falando o seu número seguido da palavra limão, depois fala outro número da roda.
Ex: 1 limão, 3 limões!
Resposta: 3 Limões, 8 limões
Na sequência: 8 limões, 2 limões
Por aí vaí, quem cometer erros de português (falar milhões ao invés de limão ou errar a ordem, bebe a quantidade
2- Ordenado
Aqui a diferença é que os números são falados sem repetição.
Ex: Número 1 diz: 1 limão 2 limões
Número 2 diz: 3 limões, 4 limões
Número 3 diz: 5 limões, 6 limões.. e por aí vai…
Quanto mais a pessoa bebe, mas ele fica suscetível ao erro.
Jogo das Palavras Proibidas
No mesmo esquema do jogo do Não, a brincadeira aqui é não falar o termo determinado no começo da brincadeira.
A coisa pode se desenvolver através de um jogo de perguntas ou mesmo da pessoa contando uma história, sendo que algumas palavras já estão definidas como proibidas (pra facilitar, pode ser pessoal, alguém, carro, agora se o negócio for nível hard, use eu, depois, ele, etc).
Cada palavra proibida citada, o jogador precisa tomar um gole de cerveja. O jogo prossegue até todos beberem ou até a bebida acabar.
Batalha Naval
Vocês vão precisar adaptar um cenário de batalha Naval, só que com copos de shots. Então monte um tabuleiro de 14 linhas e 14 colunas quadradas.
Os copos de shots devem formar 6 navios. Um que ocupe dois quadrados, dois que ocupem três quadrados cada, um que ocupe quatro quadrados, um que ocupe cinco quadrados e o último que ocupe seis quadrados.
É o mesmo jogo feito no papel. A diferença é que em vez de acertar e derrubar os barcos do adversário, você deve acertar o copo do outro para fazê-lo beber.
Ele pode ser jogado em duas pessoas ou até com duplas, revezando na hora de jogar e beber. Ganha quem acabar com toda a esquadra de navios do adversário.
Maior ou Menor
Este é um dos jogos de bebidas simples, feito para diversão a partir de duas pessoas, é muito fácil de fazer. Com apenas um baralho, você começa a brincar.
Embaralhe as cartas e deixe-as em cima da mesa. Comece tirando uma carta e mostrando ao adversário. A ideia é que o próximo adivinhe se a próxima carta será maior ou menor que a anterior.
Quem erra bebe uma dose, tem o direito de dar outro palpite e retira mais uma carta. Se errar novamente, bebe duas doses, retira mais uma carta e tenta acertar novamente. Se errar mais uma vez, bebe três doses e passa a vez.
Termina quando acabar o baralho.
Cerveja Bomba
Essa brincadeira é pra acabar com o estoque de cerveja em casa. Pegue uma das latinhas e agite muito. Quando você achar que agitou bastante, agite por mais um tempo. Coloque ela com as demais e misture tudo até não saber mais onde ela foi parar. Ninguém pode saber da lata premiada.
Cada um dos participantes pega uma das latinhas, coloca em direção do rosto e abre. Se a cerveja não explodir na sua cara, você perde e tem que beber a cerveja aberta. Caso contrário, você ganha e, bem encharcado, observa os outros degustarem as cervejas ‘normais’.
Jenga Alcóolica
Sabe aquele joguinho de tirar os bloquinhos de uma torre sem deixá-la cair? Que tal usar a bebida como recompensa.
Nele, cada jogador deve retirar um bloquinho da base e passar para o topo sem deixar com que a torre desmorone. Para tornar tudo mais interessante, acrescente álcool nas regras. Toda vez que a torre cair, os jogadores devem beber todo o conteúdo do copo, mesmo que tenham acabado de enchê-lo. Nesse jogo ninguém perde e ninguém ganha.
Jogo do Pato
Essa brincadeira normalmente é uma das regras do jogo Sueca – que vamos falar logo em seguida – mas você também pode jogar ela separadamente.
Os jogadores terão que pronunciar uma frase de 5 partes (cada parte um jogador fala).
No caso, então: “Um / Pato / Na / Lagoa / QUACK”.
Parece fácil, né? Mas o negócio complica porque assim que acaba a frase, a próxima sequência deve ser guiada pelo número 2, repetindo o número de partes da frase duas vezes, e depois pelo 3, e sucessivamente até alguém errar! Exemplo: “Dois / Dois / Patos / Patos / Na / Na / Lagoa / Lagoa / QUACK / QUACK”.
Sueca
Um dos mais conhecidos jogos com bebidas, tem regras complexas, mas bem divertidas. Com um jogo de cartas na mão, o objetivo aqui é consumir bebidas alcoólicas de diversas formas diferentes.
Dois baralhos são misturados e embaralhados. As cartas são encobertas na mesa e o jogo gira no sentido horário. Não é permitido deixar o jogo em nenhum momento, nem mesmo para ir ao banheiro. A medida da dose a ser bebida é definida pelos jogadores e deve ser respeitada sob a pena de se dobrar a dose para os infratores.
Alguma pessoa começa tirando a carta, que deve ser aberta a todos. Cada uma tem sua função, retirei as funções do wikipedia. Você pode imprimir isso para auxiliar durante o jogo:
– A: Escolhe uma pessoa para beber.
– 2: Escolhe duas pessoas para beber.
– 3: Jogo do “Pi” – O jogador que tirou a carta fala o número 1. O próximo jogador fala o número seguinte (2) e assim por diante. A pegadinha é que todo múltiplo de três deve ser substituído pela palavra “pi”. Então fica assim: Quem tirou o três do deque fala “um”. O jogador à sua esquerda fala “dois”. O da esquerda fala “pi”. O próximo fala “quatro”. O outro “cinco”. O outro “pi”, e assim sucessivamente. Quem errar, ou demorar muito, bebe. Pode ser feito com o número 4 no lugar.
– 4: Jogo do “Stop” – Quem tirou a carta escolhe uma categoria e uma letra do alfabeto e dá um exemplo. O próximo jogador tem que seguir o padrão. O primeiro que errar ou não souber, bebe. Por exemplo: O jogador escolhe “carros com a letra A”, e dá como exemplo “Audi”. O próximo diz “Astra”. O outro “Alfa Romeu”, e assim por diante.
– 5: Jogo da Memória – Quem tirou a carta fala uma palavra qualquer. O próximo tem que repetir a palavra anterior e adicionar uma. E assim por diante. Exemplo: Quem tirou a carta fala “jamanta”. O próximo fala “jamanta cabrito”. O próximo diz “jamanta cabrito mesa”, e assim por diante. O que errar ou demorar, bebe.
– 6: Continência – Quem tirou o 6 guarda a carta (não a devolve ao monte de descarte, como as demais) e usa-a quando quiser. Discretamente, essa pessoa deve colocar a mão na testa, fazendo continência e observar os outros jogadores. O último que perceber e fizer continência, bebe.
– 7: A pessoa a direita de quem tirou a carta bebe uma dose.
– 8: Regra Geral – Quem tira essa carta determina uma regra para todos obedecerem. Pode ser algo do tipo “está proíbido falar a palavra ‘beber’ e seus derivados”, ou “antes de beber uma dose, a pessoa tem que rebolar”. Quem quebrar a regra, deve beber (as vezes, de novo). A Regra Geral pode ser substituída por outra Regra Geral, caso contrário, dura o jogo todo.
– 9: Mão na Nuca – Parecida com a regra do número 7. A carta é guardada e usa quando o jogador quiser. Ao invés da continência, o jogador coloca a mão em sua nuca.
– 10: Saída – Essa carta também pode ser guardada, e negociada, se for o caso. Ela permite ao jogador uma ida ao banheiro. Caso o jogador não possua a carta 10, ele deve beber 3 doses antes de sair.
– J: O jogador à esquerda de quem tirou o valete bebe uma dose.
– Q: Todas as mulheres da mesa bebem uma dose.
– K: Todos os homens da mesa bebem uma dose.
Depois de abertas (ou usadas, no caso do 6, 9 e 10), as cartas são depositadas num monte de descarte. De tempos em tempos, embaralha-se esse monte e junta-se as cartas ao deque encoberto. O jogo termina quando os jogadores desistirem e restar apenas umas pessoa. As regras podem ser alteradas de acordo com o gosto das pessoas, incluindo tirar peças de roupa. Também pode-se encerrar o jogo ao terminar o baralho.
Importante: faça uma brincadeira de maneira consciente. Beba com moderação e responsabilidade e, se for dirigir, não beba em hipótese alguma.