8 coisas que acontecem com o pênis quando envelhecemos
Manual Do Homem Moderno
Envelhecer é natural e cabe a todo mundo lidar com isso da melhor maneira possível. Pode ser difícil de aceitar a falta de disposição, a memória falhando, os cabelos ficando brancos (ou caindo), a falta de tesão. Mas faz parte. E, para te prevenir um pouco em relação ao envelhecimento do corpo, precisamos falar sobre o que acontece quando seu pinto fica velho.
O pênis vai mudando com o tempo e, já a partir dos 40 anos, é possível sentir algumas diferenças. Não são obrigatórias, mas acontecem com muitos caras. Quer saber quais são? Então dá uma olhada na lista abaixo.
Ele pode ficar menor
Pois é. Não é a notícia que você queria receber hoje, mas é verdade: seu pênis pode encolher com a idade. Isso acontece principalmente pela diminuição da quantidade de testosterona no organismo, pela redução do fluxo de sangue e também pela perda de elasticidade da pele. Mas não só isso. Ter uma barriguinha saliente também não ajuda, já que a gordura cobre a base do pênis e faz com que ele aparente ser menor do que realmente é.
O formato pode mudar
Segundo alguns estudos, é muito comum que o formato do pênis mude depois de certa idade e que homens mais velhos tenham um pinto “corcunda” – ligeiramente curvado. O motivo disso são pequenas lesões que vão acontecendo com o membro ao longo do tempo. Elas alteram o tecido e, aliadas à perda de elasticidade da pele, acabam por criar pequenas deformidades que alteram a curvatura do pênis.
A cor pode mudar também
Acredite, até mesmo a cor do seu pinto pode mudar depois que você fica velho. Assim como o tamanho e o formato, isso acontece por causa da diminuição do fluxo sanguíneo na região. Há até um nome para isso: aterosclerose – condição que afeta também o cérebro e o coração. A falta de sangue faz com que os órgãos fiquem mais claros e, assim como a pele do resto do corpo, apresentem algumas pintas.
Disfunção erétil
Embora ela possa atingir também os jovens por diferentes razões (biológicas ou psicológicas), a disfunção erétil é muito comum em homens com idade avançada. Sério, bastante comum mesmo – você deve acostumar com a ideia de que vai começar a broxar com maior frequência daqui a um tempo.
Isso acontece, principalmente, por causa da falta de produção de testosterona aliada a maus hábitos de saúde, remédios, ou até mesmo doenças. É verdade que hoje pode-se recorrer ao Viagra para “resolver” o problema, mas o mais indicado é consultar um médico para entender e tratar. Já existem tratamentos que prometem fazer o pinto voltar a trabalhar como antes, mesmo depois de velho.
Seus cabelos também vão cair lá
Para ser exato, eles começam a nascer menos na região. E em vários outros lugares, já que a menor produção de testosterona causa também a perda de pelos. No pênis, além de ficarem brancos eles podem enfraquecer e cair, o que acaba deixando a área quase pelada.
Surgem as rugas
Rugas na pele são comuns e a principal marca da idade que acumulamos ao longo da vida (embora você possa começar a cuidar disso). Nos homens, elas não se restringem ao rosto. Podem aparecer também no pênis. Isso acontece por causa da perda de elasticidade da pele, de que já falamos. O melhor negócio é aceitar a mudança, mas nas não se preocupe se ficar muito enrugado. Existem procedimentos cirúrgicos para a retirada do excesso de pele no membro.
A sensibilidade diminui
Sim, o problema inverso de quando você é jovem e goza rápido demais com qualquer toque. Como os tecidos nervosos responsáveis pelas sensações no pênis são regulados também pela testosterona, quando a quantidade dela no corpo diminui o pinto acaba perdendo parte de sua sensibilidade. O que acaba dificultando o orgasmo e impedindo que as ereções sejam tão boas quanto antes.
Mas existe uma maneira de dificultar ou atrasar esse processo. Segundo médicos especialistas, ter ereções diárias é uma das melhores maneiras de manter o pênis saudável e evitar que ele, assim como acontece com um qualquer músculo pouco utilizado, “atrofie”. Ou seja, se masturbe.
Os problemas urinários
Prepare-se para encarar a torneirinha pingando. Ir ao banheiro só quando tem vontade ou segurar o xixi até chegar a uma privada são privilégios de jovem que vão sumindo com o tempo. Segundo estudos, 20% dos homens de 40 anos, 50%-60% dos homens de 60 anos e 80%-90% dos homens de 70 e 80 anos sofrem de problemas urinários.
É verdade que o problema tem origem na próstata, não exatamente no pênis. Mas você pode fazer algumas coisas que farão bem para toda a região:
- Praticar atividades físicas ou fazer exercícios moderados várias vezes por semana;
- Evitar ficar sentado o dia todo;
- Não consumir álcool em excesso;
- Ejacular várias vezes por semana.