Home
Estilo de Vida
Anabolizantes: uso com acompanhamento médico é possível
Estilo de Vida

Anabolizantes: uso com acompanhamento médico é possível

publisherLogo
Manual Do Homem Moderno
14/10/2021 15h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14727159/original/open-uri20211014-20-bzet70?1634225414
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Quem já ouviu falar de esteroides anabolizantes deve ter uma opinião de que é algo prejudicial à saúde. No entanto, ao contrário do que dita o senso comum, quando corretamente empregados eles poderão fazer muito bem para a saúde.

 

Para que os anabolizantes não sejam prejudiciais a saúde, no entanto, é fundamental que o seu uso seja prescrito e acompanhado por um médico devidamente qualificado para isso.

 

 

O que são os anabolizantes?

 

 

Crédito: Reprodução

 

 

Os esteroides anabólicos androgênicos, os anabolizantes, são hormônios naturais ou sintéticos, substâncias derivadas da testosterona. Podem ser utilizados através de comprimidos ou injeções e são recomendados para o tratamento de doenças. Bem como podem ser usados para aumento da massa muscular.

 

 

No entanto, é importante que o uso seja feito com recomendação e acompanhamento médico. O uso indiscriminado pode causar uma série de problemas. Em artigo publicado no Centro de

 

 

Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), o médico nutrólogo e dermatologista Dr. Rafael Soares explica que é fundamental que o uso dele tenha o suporte correto.

 

 

“Cada vez mais as evidências científicas mostram que o uso de substâncias como os esteroides anabolizantes tem grandes benefícios para a nossa saúde, mas somente quando são usados corretamente, ou seja, prescritos por médicos que dominam as combinações e o uso ideal para as necessidades daquele pacientes”, explicou o nutrólogo e dermatologista.

 

 

Quando os anabolizantes podem ser recomendados?

 

 

Para o uso de anabolizantes, é preciso buscar um médico endocrinologista para a realização de exames e, então, a prescrição da dose necessária para o tratamento. Eles podem ser recomendados para o tratamento de hipogonadismo, no homem, uma doença que afeta a produção de hormônios, dentre eles a testosterona.

 

 

Além disso, é indicado para tratamento de micro pênis neonatal, bem como puberdade e crescimento tardios. O uso também pode ser recomendado para o tratamento da osteoporose, Isso porque ele estimula a produção de osteoblastos, célula responsável pela formação de tecido ósseo.

 

 

anabolizantes

 

 

No entanto, é necessário ter cautela e atenção. O excesso, ou uso desnecessário pode trazer uma série de problemas para sua saúde, como, por exemplo, diminuir a produção natural de testosterona. O Dr. Rafael Soares alerta para os riscos:

 

 

“Observem que o nosso corpo já produz testosterona naturalmente. Se eu começo a adquiri-la por uma via externa, o reflexo do nosso organismo será parar de produzi-la. É como se tivéssemos internamente uma torneira que saísse água e de repente começasse a chover. A torneira vai perceber aquela situação e fechará, evitando o desperdício. É mais ou menos assim que o corpo funciona”.

 

 

Ainda há o alerta de que o corpo, após o uso de esteroides, passará por mudanças e certamente não será mais o mesmo. Por isso é importante que o uso seja feito apenas se recomendado por um médico:

 

 

“o ideal é fazer um acompanhamento frequente com o médico para poder ir ajustando a dose que a pessoa precisa. Se a sua testosterona estiver em nível legal, talvez nem valha a pena usar estas medidas externas. Tudo vai depender do resultado que você deseja. Nesse caso, é importante ter ciência dos efeitos exagerados que isso pode causar e avaliar se vale a pena submeter a estes riscos”, explica.

 

 

Quais os efeitos colaterais?

 

 

Soares explica que “pode ocorrer uma pequena queda de cabelo, aparecerem algumas espinhas e ter um pouco de retenção. Porém, casos como tromboses, surgimento de muitas espinhas pelo corpo, hipertensão ou aumento da musculatura do coração só acontecem quando há abuso ou um uso dos anabolizantes por um tempo muito prolongado”.

 

 

anabolizantes

 

 

Riscos do uso indiscriminado de anabolizantes:

 

 


  • aumento de acnes

  • queda do cabelo

  • paranóia

  • psicoses

  • alucinações

  • comportamento agressivo

  • coágulos de sangue

  • aumento da pressão arterial

  • retenção de líquido no organismo

  • distúrbios da função do fígado

  • tumores no fígado


  •  

 

 

O médico ainda alerta que antes de procurar o médico, é necessário atentar-se a um detalhe primordial:

 

 

“Os anabolizantes são remédios, drogas, fármacos e como tal têm seus efeitos colaterais. Então, é preciso saber que exageros não vão te fazer bem, o que reforça a importância de ter suporte profissional para ajudar no tratamento. Essa pessoa saberá explicar como os esteroides funcionam, o tempo de ação no organismo, o período de tratamento e demais detalhes a respeito da segurança do tratamento”, completa.

 

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também