Aparelho ortodôntico: tudo o que você precisa saber antes de usar
Manual Do Homem Moderno
A gente já fez uma lista com os motivos pelos quais você deveria sorrir mais. O problema é que muitos homens se sentem inseguros em relação aos dentes e, por isso, andam de cara fechada. Mas como até os carecas podem ter cabelo, você também pode corrigir os seus dentes usando aparelho ortodôntico.
Para te ajudar, fizemos um guia para mostrar quais os tipos, preços e duração. Veja a seguir.
Tipos de aparelho ortodônticos
Aparelho ortodôntico fixo
Você já viu alguém com borrachinhas coloridas nos dentes, certo? O aparelho fixo é um dos mais comuns e usado por todas as faixas etárias. Ele é composto por bandas, fios e braquetes.
Basicamente, esse método puxa os dentes para a posição em que eles deveriam estar. Mas por ser grudado aos dentes, requer uma melhor higienização.
Este aparelho tem resultados satisfatórios e é indicado para quase todos os casos de correção dentária, e ainda tem o preço relativamente mais baixo em comparação com outros métodos.
Aparelho fixo estético
Esse aparelho é igual ao aparelho fixo metálico, se difere apenas no material. Feito de porcelana, safira ou policarbonato, essa opção garante maior satisfação estética, já que é feito por materiais transparentes.
Por ser mais discreto, o material é um pouco mais caro – o que também encarece o tratamento.
Aparelho lingual
O aparelho ortodôntico lingual é outra alternativa mais discreta do que o fixo tradicional. Basicamente, ele também é composto por braquetes, bandas e fios, mas é instalado na parte interna dos dentes.
Este aparelho é recomendado para pacientes com casos mais simples e de menos duração, ou para praticantes de esportes de alto contato, como rugby ou futebol.
Os braquetes colados na parte interior do dente podem oferecer uma estética mais agradável, mas também requer um maior cuidado com a higienização.
Alinhadores transparentes
Se você não mora dentro de uma caverna, com certeza deve ter visto o Bruno Gagliasso e a Gio Ewbank fazendo diversas propagandas para o Invisalign. O invisalign nada mais é do que a marca mais popular de alinhadores transparentes.
Praticamente invisível, os alinhadores estéticos são a opção perfeita para quem quer um tratamento mais discreto. Este tratamento usa vários alinhadores, feitos especialmente para o paciente por um sistema de software.
Além da estética, esse tratamento entrega outros benefícios, como a troca de alinhadores feita pelo próprio paciente, menos dores, além de permitir visualizar o resultado final.
Apesar de ser um ótimo método, para usar esse aparelho, precisa ter disciplina, já que requer o uso por 22 horas por dia, ou seja, tirar o alinhador só na hora de comer.
Entretanto, apesar dos altos benefícios, esse é um dos tratamentos mais caros no mercado atualmente.
Expansor palatino
Este aparelho é um dos menos conhecidos. Isso porque ele é usado somente em casos de mordidas cruzadas ou em crianças.
O aparelho é instalado no céu da boa, fazendo força para empurrar os dentes para fora.
Aparelho móvel
Este também é um dos aparelhos mais conhecidos, principalmente para crianças. Esse método tem a função de manter os dentes alinhados, por isso, é indicado para pacientes que já fizeram a primeira etapa do tratamento (correção completa dos dentes).
Aparelho ortodôntico autoligado
O aparelho autoligado é bem similar ao fixo, mas não usa as borrachinhas, então o fio é grudado diretamente nos braquetes.
Esse método é uma ótima opção para aqueles que procuram um tratamento mais discreto e de menor duração.
Aparelho extrabucal
O aparelho extrabucal peca um pouco na estética, já que é menos discreto do que as outras opções. Entretanto, esta é a melhor opção para casos mais complicados, porque diminui as chances de cirurgias e extrações de dentes.
Como escolher o seu tratamento?
O primeiro passo é procurar um dentista. O profissional será capaz de escolher o melhor método de acordo com as suas exigências e orçamento. O tipo de aparelho que você usará vai depender do seu tipo de caso.
Duração e preços
A duração e preço também varia de acordo com o tratamento. Por isso, é sempre indicado conversar com o dentista e tirar todas as suas dúvidas.
Cuidados após a colocação do aparelho ortodôntico
Para ter o melhor resultado possível, é preciso ter disciplina e cuidar muito bem dos seus dentes e do seu aparelho. Assim, veja algumas dicas de cuidado durante o tratamento:
Alimentos duros e pegajosos
No caso do alinhador estético e do aparelho móvel, ao se alimentar você irá guardar o aparelho na caixinha. Mas se você usa aparelho fixo, então terá que tomar sempre cuidado com alimentos muito duros ou pegajosos, que podem descolar os braquetes dos dentes.
Não é necessário parar de comer estes alimentos, mas é bom evitar ou diminuir o consumo.
Higiene bucal e do aparelho
Os dentistas recomendam escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, além de usar fio dental. Durante o tratamento com aparelhos ortodônticos, é preciso cuidar ainda mais dos dentes.
E, se o seu caso for de aparelho móvel ou alinhador invisível, é preciso também higienizar sempre o seu aparelho e armazenar corretamente, em um lugar limpo, quando não estiver usando.