Como voltar com sua ex depois de muito tempo separados
Manual Do Homem Moderno
Voltar com a ex é algo pouco recomendável, mas que muita gente faz. E é mais fácil quando o tempo de separação foi curto. Semanas, meses, vá lá. Mas como voltar com sua ex depois de muito tempo (anos, por exemplo) de término?
Há quem consiga. Se você quer tentar ou vê a possibilidade surgindo em sua vida, deve seguir um caminho meio lógico e saudável para isso. Veja a seguir algumas dicas para quem quer voltar com a ex depois de muito tempo.
Não volte
O melhor conselho que alguém poderia te dar é esse. Se já passou, deixe quieto. Há casos específicos em que desencontros ou circunstâncias da vida acabam impedindo que um casal se desenvolva e continue junto, mas na maioria das vezes os términos têm alguma razão justa. Lembre-se que vocês terminaram por algum motivo (é importante saber qual) e que todo relacionamento tem suas partes boas e ruins. Não é hora para nostalgia, veja 7 motivos para manter sua ex no passado .
Pergunte-se por que você quer voltar
Se mesmo assim você decidiu que sua ex é a pessoa certa, pergunte-se algumas coisas. O que aconteceu? Por que sua opinião mudou? Tem certeza de que está tomando a decisão certa? Ou será que você nunca seguiu em frente (veja como fazer isso ) e, no fundo, está apaixonado por sua ex desde o término?
Somente com as respostas a essas questões você poderá tomar uma decisão mais segura e saudável (para ambos). Pense se o sentimento que está levando a esse desejo é realmente amor e não algum tipo atrasado de carência ou reparação.
Lidando com o motivo do término
Pode ser que essas perguntas levem à seguinte conclusão: você e sua ex tiveram algo especial e o término é algo com o que se pode lidar. Ou por ser um problema que, visto hoje, é solucionável; ou por vocês terem amadurecido e mudado de opinião sobre alguma coisa.
Em ambos os casos, a volta poderia funcionar. Se você quer saber como voltar com sua ex depois de muito tempo, veja alguns exemplos de términos com os quais é mais possível lidar (veja como lidar com términos, caso você não saiba ):
- Um de vocês (ou os dois) não estava pronto para se comprometer ou não estavam procurando um relacionamento sério;
- Um de vocês não queria filhos e agora ambos querem a mesma coisa;
- Alguém teve que se mudar para outra cidade ou país e agora vocês dois estão no mesmo lugar;
- Uma pequena briga levou a uma separação que, vendo agora, pareceu precipitada (ambos devem concordar com isso).
As pessoas mudam (às vezes bastante)
Vamos supor que o sentimento ainda exista, seja especial e vocês achem que é possível lidar com o motivo do término. Há de se levar em conta mais um problema: vocês não são as mesmas pessoas.
Com o passar dos anos, nossos interesses mudam. Nós amadurecemos, passamos a gostar de outras coisas ou criamos novas visões sobre o mundo: vida, relacionamentos, família, amigos (veja como a amizade muda depois de velho ). Pode ser que um de vocês esteja muito diferente e a “química” de antes não se repita facilmente. Ou que um tenha amadurecido mais do que o outro.
Uma boa conversa sobre vida, perspectivas e objetivos pode ajudar.
Lembre que a conquista ainda faz parte do negócio
Não é porque vocês já se conhecem há muito tempo que são obrigados a aceitarem um ao outro sem grande esforço. Se vocês mudaram, devem apresentar essas mudanças de forma atraente ao outro.
Uma volta não funciona se não tiver um pouco de conquista, ainda mais depois de tantos anos. A pessoa precisa lembrar por que você era alguém interessante – e vice-versa. Não desencane de ser atraente para ela, é importante para construir algo legal (veja como fazer isso, segundo a ciência ).
Lidando com os outros ex
Se um bom tempo se passou desde que vocês estavam juntos é bem grande a chance de que tenham namorado outras pessoas nesse intervalo. Então adicione mais elementos a essa equação: outros ex.
Vocês superaram os relacionamentos que tiveram depois do seu? Eles deixaram alguma mágoa que pode influenciar na volta? Essas pessoas causarão problemas se aparecerem novamente? Tudo isso conta. Mas relacionamentos que dão “errado” também servem para aprendermos alguma coisa com eles. Reflita sobre todos os seus namoros passados (isso vale para sempre ) e pense se há alguma tendência que merece atenção ou se há lições valiosas para o futuro.
Sinais de alerta para não voltar com sua ex
Se você leu tudo isso acima e ainda está incerto sobre a volta, veja alguns exemplos do que não fazer. Há casos em que voltar com sua ex depois de muito tempo pode ser uma grande cilada se:
- Vocês tinham muitas brigas e agora não conseguem lembrar o motivo;
- Ela terminou com você para ficar com outra pessoa e agora está solteira de novo;
- Você terminou para ficar com outra pessoa e agora está solteiro de novo;
- Traições faziam parte do relacionamento (fossem suas ou da outra pessoa) e elas não foram superadas ou perdoadas (veja como lidar com a infidelidade em uma relação );
- O relacionamento era tóxico de alguma maneira (veja como identificar isso com esses 9 sinais de que você está ou esteve em um relacionamento tóxico ).