Os 5 exercícios mais feitos pelos brasileiros na academia
Manual Do Homem Moderno
Se você é do tipo de pessoa que curte praticar atividades físicas e treinar, é capaz que já tenha investido em uma academia. Mas você sabe o o que fazer quando está lá? Quais são os exercícios corretos para o seu objetivo? Bom, quem vai te ajudar a descobrir isso é um profissional da área, mas você pode começar a pelo menos ter uma noção de quais são os exercícios mais praticados na academia pelos brasileiros.
Os dados são da startup MFIT Personal, que atende 500 mil alunos e personal trainers pelo Brasil inteiro. Seja em fora de casa ou no prédio, esses são os exercícios mais praticados em academia pelos brasileiros.
Cadeira extensora
Movimento clássico da musculação, o aparelho pode ser executado por alunos iniciantes e avançados e trabalha isoladamente os músculos do quadríceps (parte da frente da coxa). Esse trabalho mais focado é importante para o ganho de força e hipertrofia da região. Nele, você senta no aparelho e usa as pernas para levantar o peso enquanto as movimenta para cima.
Esteira
Dispensa explicações. É uma das formas mais fáceis de fazer exercício, pois requer pouca preparação física e tem todos os benefícios da corrida de rua. Ela aumenta a resistência física, queima gordura e desenvolve vários grupos musculares, como pernas, costas, abdominais e glúteos.
Mesa flexora
Nela, você deita com a barriga para baixo e flexiona as pernas para cima, levantando peso no movimento. De fácil utilização, ativa músculos como o bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso e, apesar de menos acionados, os músculos da panturrilha. Como o exercício harmoniza a quantidade de músculos da cadeia posterior com os da cadeia anterior, proporciona mais equilíbrio e ajuda a evitar problemas nas articulações, especialmente no quadril e no joelho.
Leg press
Tradicional no treino de membros inferiores, o leg press propõe a flexão e a extensão das pernas, de forma segura e fácil execução, além de não exigir equilíbrio. Trata-se de um exercício completo, trabalhando com maior ênfase glúteos, quadríceps (parte da frente das coxas) e isquiotibiais (posteriores das coxas). Basta deitar e apoiar os pés na plataforma, fazendo força para movê-la.
Cadeira flexora
Parecido com a cadeira extensora, mas as pernas estão originalmente esticadas e você deve flexioná-las, levantando o peso nesse movimento. A menor angulação do quadril faz com que os isquiotibiais tenham uma menor relação de força comprimento. Por isso, é comum que o praticante sinta maior solicitação muscular na porção mais próxima dos joelhos. Proporciona também uma flexão de quadril maior, aumentando a eficiência da relação força e comprimento.
Se seu negócio for fazer treinar em casa, veja quais exercícios e preparos você precisa para isso .