Carol Borba dá dicas de treino para o pós-parto
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4392/thumb/Ma%E2%95%A0%C3%BCxima.png)
Máxima
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Algumas mamães ficam inseguras ao voltar a fazer atividades físicas depois da gestação, mas existem exercícios extremamente benéficos para essa etapa da vida das mulheres.
A educadora física Carol Borba deu à luz recentemente, e falou sobre o retorno aos treinos após se tonar mamãe. A influenciadora digital ressaltou a importância da liberação médica e de como cada caso é diferente, pois depende do tipo de parto e de como foi a gestação. Mas normalmente após 40 dias, já é seguro retornar aos treinos, claro, aos poucos e com muito cuidado.
“Uma dica que, quase todas as mulheres podem fazer pós-parto, são exercícios respiratórios, por exemplo, os hipopressivos, LPF”, indicou.
Os exercícios hipopressivos ajudam na diástase, e aos órgãos se posicionarem melhor e voltarem ao seu lugar. Além da contração muscular do abdômen, eles também auxiliam na contração do períneo, que é uma região que também sofre bastante durante a gestação.
“Mesmo não tendo tido parto normal, a criança cresceu ali em cima, então ele veio sendo pressionado por 9 meses. É uma musculatura que a gente não pode esquecer”, complementou.
Carol também recomenda a fisioterapia pélvica, com exercícios simples para serem feitos em casa para fortalecer o períneo e evitar a perda de xixi, prolapso da bexiga e prolapso uterino.
Já uma contraindicação são as atividades que forcem o abdômen. “Nesse primeiro momento é preciso evitar os abdominais. Fazer muita pressão na região do abdômen pode agravar a diástase, fazendo espaçar ainda mais os músculos. Todas as mulheres possuem a diástase fisiológica, de 1/1,5 dedo, e é necessário evitar que ela se agrave”, contou.
Por outro lado, ótimas atividades são as sugeridas também durante a gestação, como caminhada, aeróbico e bicicleta sentada. A educadora física afirma que os exercícios que vão ajudar na melhora do condicionamento físico são imprescindíveis, e os de braços também costumam ser indicados logo no início das liberações médicas.
Segundo Carol, no começo é ideal optar por treinos bem curtos e eficientes, podendo ser respiratórios de apenas cinco minutos. Esses são bastante recomendados pelos médicos e ela aproveitou para ensinar como fazer um deles.
“Puxa o ar bem forte, depois solta todo o ar. Quando você expirar completamente,
prenda a respiração e faz o vácuo do abdômen como se estivesse sugando a musculatura para dentro. Sustenta o máximo de tempo que conseguir e depois solta já inspirando novamente e repetindo por 5 minutos”, ensinou.
Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, a educadora física também deu uma dica para as mamães que querem voltar à prática esportiva pós-parto.
“Quanto antes começar, melhor. Cada vez mais ficamos dentro dessa nova rotina puxada, com amamentação e estar sempre disponível para o bebê, e acabamos esquecendo da gente. Arrume um tempo para você o quanto antes, que seja 10/15 minutinhos por dia. Enquanto o neném está dormindo, faça os exercícios em casa, porque sair de casa já é bem mais complicado nesse início. Os exercícios em casa dão tanto resultado como os de academia. Não deixa de se cuidar, de olhar para você”, disse.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)