Dermatologista ensina truques caseiros de skincare para cada tipo de pele
Máxima
A Dra. Natália Venturelli é dermatologista e pensando na facilidade para o dia a dia de suas pacientes na hora dos cuidados com a pele e com os cabelos, separou algumas dicas incríveis, com produtos facilmente encontrados em qualquer casa.
Para fios sedosos, brilhosos e macios, a doutora recomenda o uso de uma máscara capilar feita com a mistura de óleo de coco e abacate amassado. O óleo ajuda a envelopar os fios, potencializando a hidratação. No entanto, ela ressaltou: “É importante não deixar a máscara encostar no couro cabeludo! Passe apenas no comprimento dos fios, massageando com cuidado. Depois, é só deixar agir por 15 minutos e enxaguar normalmente”.
O rosto é outro local que necessita de cuidados constantes. Natália aconselhou, para o primeiro passo, a esfoliação, que pode ser leve ou intensa e deve ser feita de acordo com o tipo da pele da pessoa - seca, mista ou oleosa.
Para peles consideradas “normais” - ou seja, nem seca, nem oleosa - a dermatologista indicou duas esfoliações. A primeira é a leve, feita com aveia em flocos e água morna. Já a segunda é a intensa: adicione uma colher de sopa de açúcar no sabonete facial, e um pouco de mel. O açúcar ajuda a tirar a pele morta e a dar brilho.
Para pessoas que possuem tendência à acne por ter a pele oleosa, a Dra. Natália indicou a mistura de uma colher de café e uma colher de mel. O mel entra como uma um anti séptico, enquanto o café tira a inflamação.
A esfoliação pode ser feita da seguinte forma: aplique com pincel, algodão ou gaze, e capriche na “zona T”: testa, nariz e queixo. Enxague e aplique o próximo passo, a máscara facial.
Para a máscara facial nutritiva para peles secas, a receita é simples: uma xícara de iogurte natural e uma colher de erva doce, que possui uma ação anti séptica. O iogurte possui ácido lático, que tem uma ação nutritiva.
As peles consideradas mistas e normais devem receber outro tipo de máscara facial nutritiva. A profissional indica o uso de uma xícara de café de chá verde misturado com uma folha de gelatina incolor, que resulta em uma mistura antioxidante, recomendado também para peles avermelhadas.
A fim de acalmar a pele, o tônico facial é a última parte do skincare. Faça um chá de camomila bem concentrado, e coloque para gelar. Com um borrifador, espalhe por todo o rosto. Vitamina C e protetor solar são recomendados após este passo.
Por último, a Dra. Natália ensinou como fazer um esfoliante corporal barato e fácil. Escolha seu hidratante de corpo e adicione duas colheres de sobremesa de sal grosso, para passar nas áreas mais espessas, como o pé e o cotovelo. Adicione algum óleo de sua preferência - pode ser de coco, de argan ou de amêndoas. O poder da hidratação é intensificado e, no fim do tratamento, a pele estará viçosa, hidratada, saudável e com vida, te deixando animada e pronta para passar o dia.
CONFIRA ALGUMAS RECEITAS ENSINADAS PELA DRA. NATÁLIA:
MÁSCARA FACIAL ESFOLIANTE SUAVE
Para peles normais
● 2 colheres de sopa de aveia em flocos
● 1 xícara de água morna
MÁSCARA FACIAL ESFOLIANTE INTENSA
Para peles normais
● 1 colher de sopa de açúcar
● 1 colher de sopa de sabonete facial
MÁSCARA FACIAL ESFOLIANTE
Para peles oleosas
● 1 colher de mel
● 1 colher de café
MÁSCARA FACIAL NUTRITIVA
Para peles secas
● 1 xícara de iogurte natural
● 1 colher de chá de sementes de erva doce
MÁSCARA FACIAL DETOX
Para peles normais e mistas
● 1 xícara de chá verde
● 1 folha de gelatina incolor
Sobre Dra. Natália Venturelli
Há 11 anos trabalhando na área da estética facial e corporal, a Dra. Natália Venturelli percebeu o quanto as mulheres também precisavam de uma atenção e um cuidado especial com a região íntima. Desde 2017 ela decidiu estudar tratamentos íntimos, tanto para a parte estética da vulva e vagina; quanto na área funcional, como incontinência urinária e ressecamento vaginal, principalmente em pacientes no período pós menopausa.
A mesma tecnologia dos lasers que os profissionais costumam usar na face, também são muito eficazes no tratamento íntimo feminino, e não somente eles: “É uma área que eu gosto muito de fazer tratamento com injetáveis. Os preenchedores e a toxina botulínica são excelentes para região facial e íntima”, afirma a profissional.
Dra. Natália, formada em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS, Minas Gerais), especializada e titular da sociedade brasileira de dermatologia, se aprofundou no universo dos preenchedores e há um ano começou a dar aula em um curso de ultrassom dermatológico, ao lado da especialista Dra. Luciana Zattar, do Hospital Sírio Libanês.
“Desde 2021 eu comecei a dar aula num curso de ultrassom dermatológico, que é uma área que tem crescido muito, é uma novidade. Fazemos tratamentos injetáveis com preenchedores, guiados e analisados pela ultrassonografia dermatológica”, explica a mineira, que atualmente atende os pacientes em Santos, litoral paulista.