Efeito salão: Roseli Siqueira ensina como tratar os cabelos em casa
Máxima
Quem não quer estar sempre com os cabelos bonitos? Na busca pela praticidade, acabamos investindo em uma série de produtos que servem para um único uso e nem sempre damos a devida importância aos ingredientes descritos nos rótulos.
O problema é que muitas fórmulas levam componentes sintéticos como o sulfato, parabenos, silicone e petrolatos que além de fragilizar a saúde do couro cabeludo e dos fios, eles ainda criam uma espécie de película que impedem que eles recebam qualquer tipo de nutriente.
++ Roseli Siqueira revela segredos para ter o sono da beleza
Se as suas madeixas estão com um aspecto pesado, sem movimento, brilho e maciez, as dicas que preparei hoje vão te ajudar a devolver a vida e a saúde deles; vem ver:
Desintoxique o couro cabeludo
Você sabia que algumas máscaras faciais podem ser utilizadas no couro cabeludo? Mas precisam ser aquelas solúveis em água, que não grudem. Opte por fórmulas à base de abóbora, com ação antioxidante natural, ou de argila vermelha e de framboesa, responsáveis por promover a desintoxicação. Aplique na raiz usando um pincel, deixe agir por 15 minutos e enxágue bem com água morna.
Reforce a hidratação
Mesmo que o seu cabelo não esteja seco ou danificado, a hidratação não deve ser negligenciada. Ela é a responsável por repor os nutrientes e a água perdida no dia a dia. E mais, se você faz uso de alguma química, como alisamento e coloração, e/ou utiliza fontes de calor, como chapinha e secador, a falta de hidratação além de causar o ressecamento e a opacidade, leva as pontas duplas e a quebra.
Aplique um óleo 100% natural de abóbora, girassol e coco, em todo comprimento e deixe agir por meia hora -evite a raiz e o couro cabeludo. Depois lave normalmente. Se quiser, você também pode dormir com o produto nos fios e enxaguar no dia seguinte.
Limpeza purificadora
Para remover as impurezas e o excesso de oleosidade do couro cabeludo, use uma linha de shampoo e condicionador com fórmula orgânica, rica em óleos vegetais, e com ativos, como o extrato de cacau, aloe vera, baobá e coco. Eles limpam sem causar danos, e ainda promovem o fortalecimento e a nutrição, devolvendo sedosidade e brilho ao fio.
Vale lembrar que os cosméticos sozinhos não fazem milagre, então evite usar água muito quente, pois ela causa oleosidade e o ressecamento, como consequência, caspa.
Proteja as pontas
Como a oleosidade natural dos fios raramente chegam até as pontas, elas tendem a ficar mais secas e rígidas. Para evitar que isso aconteça, aplique algumas gotinhas de óleo 100% natural nas mãos, passe no comprimento e pontas. Essa técnica também pode ser utilizada para o controle do frizz. Mas não exagere próximo do couro cabeludo.
++ Xô pelos: Roseli Siqueira ensina minimizar os danos causados pela depilação
Nesse vídeo ensino o passo a passo de como usar o óleo vegetal no couro cabeludo:
Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.
A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.
Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br