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Famosos vazam conteúdo sensível no Instagram em projeto sobre saúde mental
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Famosos vazam conteúdo sensível no Instagram em projeto sobre saúde mental

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08/09/2021 18h20
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A partir da próxima sexta-feira, 10, os conteúdos sensíveis do Instagram ganharão um novo significado.

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, dezenas de influenciadores digitais publicarão vídeos de mais de 40 segundos marcados como sensíveis em suas contas na rede social. 

Assim que o registro começar a funcionar, o público será surpreendido com uma mensagem da ação. 

"(...) Precisamos parar de cuidar da vida dos outros e começar a cuidar uns dos outros - como vai você?", dirá o texto. 

A ação é fruto da campanha 'Conteúdo Sensível', do CVV (Centro de Valorização da Vida), ONG que atua de forma voluntária e gratuita na prevenção do suicídio e promoção da saúde mental.

O objetivo é promover reflexões sobre o ódio nas redes sociais, a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e a manutenção da saúde mental, além de atrair mais voluntários para o CVV.

Conteúdos sensíveis são, geralmente, de cunho sexual ou violência. De acordo com o idealizador da campanha, Eduardo Cabral, esses conteúdos “vazados” engajam mais do que mensagens importantes como a da ONG. “Hackeamos a rede para conseguir um recurso raro: a atenção das pessoas. Quando um vídeo sensível parte de uma celebridade, gera curiosidade. Usamos esse gancho de atenção para difundir nossa mensagem sobre saúde mental”, concluiu.

Eduardo trabalha com um coletivo de publicitários e jornalistas voluntários que idealizam as campanhas de setembro amarelo do CVV há 3 anos.

No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Em 2020, o CVV recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional. Quando comparado a 2019, o número é 5% maior em 2020.

Sobre depressão, transtornos mentais e outras causas do suicídio:

Segundo dados do IBOPE, o suicídio ao redor do mundo está em queda, mas o Brasil
surge na contramão do movimento global. De acordo com levantamento feito em
2019, o suicídio cresce no País, principalmente entre jovens. Hoje, um brasileiro
comete suicídio a cada 45 minutos. Ao ano, em média, 11 mil pessoas tiram a vida no
País;

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), jovens entre 15 e 24 anos
compõem o maior grupo de risco de suicídio, sendo a segunda causa morte de
jovens ao redor do mundo. O relatório aponta também que é crescente o risco entre
crianças de 5 e 9 anos;

Também de acordo com a OMS, a depressão é a principal causa do suicídio no
mundo, seguido pelo uso de álcool e drogas;

As redes sociais compõem um dos ambientes mais favoráveis para o
desenvolvimento de gatilhos para a depressão. De acordo com o estudo da Royal
Society for Public Health, cerca de 70% dos jovens revelaram que aplicativos de redes
sociais fez com que eles se sentissem pior;


Sobre o CVV:

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/), frentes essas que geraram 2,8 milhões de contatos em 2019. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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