Menopausa: Mitos e verdades sobre o assunto que rodeia as mulheres
Máxima
A menopausa é um momento de muitas dúvidas e preocupações para a maioria das mulheres, na maioria dos casos após os 45 anos e algumas vezes até antes. Além de todas as alterações causadas por este período, outras causas chegam a vida de quem está passando por esse momento, entre as principais estão calor, insônia, mudança de humor, alteração corporal e diminuição de libido.
Apesar das dúvidas que cercam o tema, a menopausa significa o momento da última menstruação da mulher. Além da menopausa, existe o climatério que consiste nos períodos de pré e pós menopausa que dura cerca de dez anos. Diferente do que muitas pessoas pensam, a menopausa não é uma doença e sim um processo natural que acontece devido ao envelhecimento de qualquer mulher.
Apesar do medo que ronda as mulheres, atualmente muitas inovações médicas estão a favor da saúde feminina. Para entender melhor sobre este período, confira as dicas da Dra. Nathalia Danelli, fundadora do Instituto do Peso sobre os mitos e verdades deste período.
Menopausa só após os 50?
Mito. Apesar da menopausa ser vivenciada na faixa dos 50 anos, existem muitas mulheres que chegam à menopausa até antes dos 40 anos. Nestes casos, consideramos a menopausa precoce. Nestes casos, alguns fatores podem ser determinantes como depressão, uso excessivo de remédios, intervenções médicas e outros.
Aumento de peso na menopausa
Verdade. Diante do envelhecimento as mulheres tendem a perder massa muscular, durante o período da menopausa a energia necessária para manter o organismo funcionando de forma 100% eficaz fica em repouso. Ocasionando o aumento de gordura corporal, principalmente na região do abdômen devido à retenção de líquidos.
Possibilidade de doenças
Verdade. Devido à falta de estrogênio, que causa a perda de massa óssea, cálcio e equilíbrio de gordura no sangue, estas alterações podem vir a causar danos como hipertensão, doenças cardiovasculares (infarto e AVC) e diabetes.
É preciso viver de dieta durante a menopausa?
Mito. Assim como em outros períodos da vida, é preciso manter uma alimentação balanceada devido às mudanças ocasionadas já citadas acima. Durante o período alguns alimentos podem ser aliados das mulheres, o leite é essencial para manter o cálcio, já a soja é um repositor de hormônio natural.
Perda do libido
Verdade. No período da menopausa é possível que ocorram alguns fatores hormonais capazes de resultar em uma atrofia genital que causa a dificuldade do libido e também do orgasmo.
Existem tratamentos para melhora do libido?
Verdade. A escolha da reposição hormonal logo no início é uma das melhores alternativas para as mulheres que desejam ter melhoras durante o período. Além da reposição hormonal, existem diversos caminhos de tratamento. No Instituto do Peso, é possível realizar sessões personalizadas de reposição hormonal com o intuito de melhorar a saúde das mulheres. A reposição será capaz de auxiliar na melhora da libido, diminuição de doenças cardiovasculares, desejo sexual ativo, fortalecimento de cálcio, controle de calor e melhora do humor. Essas reposições podem ser feitas de forma oral ou via chip.