Home
Estilo de Vida
Sasha Meneghel é vítima de body shaming; Especialista explica o termo
Estilo de Vida

Sasha Meneghel é vítima de body shaming; Especialista explica o termo

publisherLogo
Máxima
18/01/2024 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16000209/original/open-uri20240118-17-b9kqx9?1705609859
©Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Sasha Meneghel recebeu críticas devido à sua figura enquanto compartilhava uma foto de biquíni em uma viagem. A estilista, modelo e filha de Xuxa estava aproveitando o sol, mas alguns comentários destacaram sua magreza excessiva.

A reação ao físico de Sasha aconteceu dias após Yasmin Brunet também sofrer julgamentos sobre a aparência durante um diálogo entre Rodriguinho, Nizam, LucasPizane e Vinicius Rodrigues no BBB 24.

Esse tipo de ação é conhecido como body shaming. Em exclusiva à Máxima, o psicólogo Alexander Bez explicou o que é o termo.

"O body shaming é a prática de criticar ou julgar negativamente o corpo de uma pessoa, manifestando-se por meio de comentários depreciativos sobre peso, aparência, forma física ou outras características corporais percebidas como não conformes aos padrões sociais.", disse.

O especialista continuou: "Essa forma de comportamento pode causar impactos psicológicos significativos nas pessoas que são alvo do body shaming.".

Alexander listou alguns dos efeitos psicológicos comuns associados a essa prática:

Baixa autoestima

"A exposição a comentários negativos sobre o corpo pode resultar em uma diminuição da autoestima e autoconfiança, levando as pessoas a se sentirem inadequadas, independentemente de sua saúde real.", disse.

Distúrbios alimentares

"O body shaming está correlacionado a um maior risco de desenvolvimento de distúrbios alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa ou transtorno da compulsão alimentar periódica. Para atender aos padrões de beleza socialmente impostos, algumas pessoas recorrem a comportamentos alimentares extremos.", falou ele.

Ansiedade e depressão

"Comentários negativos sobre o corpo podem desencadear ou intensificar condições de saúde mental, como ansiedade e depressão. O constante julgamento e a pressão para se adequar a padrões irrealistas podem criar um ambiente emocionalmente desafiador.", explicou.

Isolamento social

O psicólogo disse: "A vergonha em relação ao corpo pode levar ao isolamento social, com indivíduos evitando interações sociais, especialmente aquelas em que sua aparência pode se tornar o foco de atenção, devido ao medo de críticas e julgamentos.".

Dificuldades de relacionamento

"O body shaming pode impactar negativamente os relacionamentos interpessoais. Pessoas constantemente julgadas por sua aparência podem enfrentar desafios ao conectar-se com os outros e construir relacionamentos saudáveis.", falou ele.

Preocupação constante com a aparência

"A prática do body shaming pode gerar uma obsessão constante com a aparência, levando a uma preocupação excessiva com o peso, forma do corpo e outros aspectos físicos. Esse ciclo pode resultar em pensamentos e comportamentos prejudiciais à saúde mental.", disse.

Por fim, o especialista reforçou a importância de firmar uma cultura de aceitação do corpo na sociedade.

"É crucial promover uma cultura de aceitação e respeito pela diversidade de corpos, reconhecendo a singularidade de cada pessoa e rejeitando a ideia de um padrão único de beleza. A promoção da positividade corporal e o combate ao body shaming são passos fundamentais para criar um ambiente mais saudável e inclusivo para todos.", finalizou.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também