Tricologista dá dicas de óleos essenciais para melhorar a saúde do cabelos
Máxima
Quando o assunto é cabelo, qual mulher não deseja ter as madeixas iguais as das celebridades? Pode não parecer, mas não é preciso gastar muito para ter os fios bonitos e sedosos. A tricologista Viviane Coutinho tem dicas valiosas, de óleos essenciais, para deixá-los com mais brilho e hidratados.
“Os óleos promovem uma reposição lipídica, que pode equilibrar a microbiota do couro cabeludo. Quando vegetais puros e essenciais, podem ser adstringentes e anti-inflamatórios. Então a indicação precisa ser de acordo com a necessidade”, disse Viviane
Existem óleos para as mais diversas funções capilares. “Temos para todas as disfunções, como por exemplo, para oleosidade e descamação usa-se o óleo de abacate, para queda de cabelo, o óleo de alecrim”, contou.
Há dúvidas sobre com qual frequência devem-se usar os óleos, no entanto, a tricologista explica: “Podemos usar uma vez por semana, quinzenalmente quando for melhorar. Gosto sempre de fazer blends de óleos vegetais com essências”.
Dicas de óleos para os cabelos
A especialista citou alguns óleos importantes para queda capilar.“O óleo de alecrim é muito utilizado para cabelos com queda e que necessitam de estímulo, óleo de melaleuca bactericida e fungicida, óleo de hortelã pimenta energizante, ylang ylang hidratante, afrodisíaco, óleo palmarosa equilibra a lubrificação natural entre outros”, apontou.
Para finalizar, a tricologista mencionou que é preciso entender qual a necessidade que os cabelos devem ter e assim fazer uma escolha exata.
“É sempre muito importante entendermos as necessidades dos cabelos e indicarmos assim o blend ideal, lembrando que são extraídos de sementes, plantas e que possuem propriedades riquíssimas para o couro cabeludo e os fios contribuindo e muito para a saúde capilar”, finalizou Viviane.