10 cidades medievais italianas que você precisa conhecer
Rota De Férias
Na Itália existem 254 burgos – vilarejos protegidos por muros. E o melhor de tudo é que algumas dessas cidades medievais italianas são ótimas opções de viagem para os fãs de história e de séries. Isso porque os destinos já serviram de cenários para produções como "Vikings", "Outlander" e "Reign".
“Quando essas cidades surgiram, na Idade Média, eram verdadeiras fortalezas que abrigavam populações conhecidas como burgueses. Visitar esses locais é como fazer parte das séries medievais da Netflix, com ruas pequenas e construções feitas de pedra, quase sempre ligadas a castelos e palácios”, afirma Ana Grassi, Travel Designer especialista em Itália.
Cidades medievais italianas
Para quem é fã ou quer conhecer esses lugares por pura curiosidade, a especialista destacou 10 destinos imperdíveis que não podem ficar fora do roteiro. São eles:
- Gradara (Marche)
- Castroreale (Sicilia)
- Bobbio (Emiglia Romagna)
- Furore (Campania)
- Monte Isola (Lombardia)
- Bagnoli del Trigno (Molise)
- Stintino (Sardenha)
- San Giorgio di Valpolicella (Veneto)
- Pescocostanzo (Calábria)
- Sesto al Reghena (Friuli Venezia Giulia)
Confira os detalhes dessas cidades medievais italianas.
1 - Gradara (Marche)
Gradara | DepositPhotos
Gradara é um vilarejo medieval que fica entre as colinas, próximo ao mar Adriático. Esse lugar impressiona desde à primeira vista, quando é possível ver o grande castelo no alto. Ao entrar e caminhar pelas misteriosas ruas de pedra, é possível ver como era a vida ali. Isso sem contar nos monumentos históricos — o burgo por si só já é um.
“Foi em Gradara onde aconteceu o romance citado por Dante, a paixão entre Paolo e Francesca. Além de caminhar pelas ruelas burguesas, uma das melhores atrações é visitar o grande castelo e admirar a vista de cima das muralhas”, explica Ana.
2 - Castroreale (Sicilia)
Castroreale | DepositPhotos
A Castroreale é conhecida principalmente por suas importantes obras de arte. Elas podem ser vistas no museu cívico e na Pinacoteca, nas igrejas e na cidade, bem como na paisagem ao redor. A cidade fica em uma colina, por isso tem vistas distantes sobre a paisagem lindíssima.
“Além de toda a carga histórica, Castroreale também é um lugar para quem gosta de águas termais. Isso porque na região estão vários balneários que são abertos para visitação”, explica a Travel Designer.
3 - Bobbio (Emiglia Romagna)
Bobbio | DepositPhotos
Este burgo fica próximo ao rio Trebbia, na Emília Romagna, e possui registros de civilizações que abrigaram a região desde o século 14 a.C.. O centro histórico permanece preservado com as construções medievais em pedra e madeira.
Além disso, a região é conhecidíssima pela gastronomia regional. “Vale provar um prato conhecido como maccheroni alla bobbiese. Trata-se de uma massa fresca artesanal feita com um molho ensopado delicioso”, informa Ana.
4 - Furore (Campania)
Furore | DepositPhotos
Furore é um vilarejo medieval e um dos lugares mais privilegiados da Itália: fica na beira do mar Mediterrâneo, na Costa Amalfitana, com o azul das praias. “A cidade tem pouco mais de 800 habitantes e é pouquíssimo explorada pelo turismo. Mesmo assim, todo ano acontece um festival que convida artistas do mundo todo a deixarem o local mais colorido”, ressalta a especialista.
5 - Monte Isola (Lombardia)
Monte Isola | DepositPhotos
A Monte Isola é uma montanha na maior ilha habitada na Europa do Lago Iseo. O local também o destino mais visitado na região, por causa das encantadoras aldeias, da paisagem e dos monumentos.
“Um fato curioso é que não é permitido a entrada de carros na ilha. Mas as bicicletas são liberadas e os habitantes também podem ter motos”, conta Ana.
6 - Bagnoli del Trigno (Molise)
Bagnoli del Trigno | DepositPhotos
O fato mais curioso sobre Bagnoli del Trigno é que não existe um consenso sobre o surgimento da cidade. Segundo uma das lendas, ela teria sido criada a partir de ocupações que circundavam as fontes termais. Mas outra lenda conta uma versão diferente: a cidade surgiu a partir de um naufrágio que teria ocorrido na região.
7 - Stintino (Sardenha)
Stintino | DepositPhotos
Stintino é uma pequena vila que fica no noroeste da Sardenha e surgiu em 1885, quando era habitada por famílias de pescadores da ‘Ilha de Asinara’. Hoje, a população local tem cerca de 1.600 habitantes.
"As praias de Stintino têm areia branca e vista para uma incrível água clara e transparente. Elas são cercadas por maquis mediterrâneos lindíssimos”, diz Ana.
8 - San Giorgio di Valpolicella (Veneto)
San Giorgio di Valpolicella | DepositPhotos
As escavações arqueológicas já revelaram a presença humana em San Giorgio di Valpolicella ainda na idade do bronze. “Muitos turistas passam por ali para conhecer a região vinícola. Ali, é feito o vinho Amarone”, conta Ana.
9 - Pescocostanzo (Calábria)
Pescocostanzo | DepositPhotos
O antigo burgo de Pescocostanzo é um bom exemplo de preservação da arquitetura. O povoado teve início no século 10 e fica no território do Parque Nacional Majella.
“Em Pescocostanzo é possível encontrar traços arquitetônicos de diferentes vertentes, como construções Renascentistas e também Barrocas. Isso sem mencionar as atrações naturais. Durante o inverno, milhares de pessoas vão até a região para esquiar”, explica a Travel Designer
10 - Sesto al Reghena (Friuli Venezia Giulia)
Sesto al Reghena | DepositPhotos
A aldeia de Sesto al Reghena está localizada em Friuli Venezia Giulia e surgiu em 2 a.C.. Ela fica a 10 quilômetros de Iulia Concordia, um lugar que também merece a visita.
“Conhecida especialmente pela Abadia de Santa Maria em Silvis, fundada em 730-735, a vila pertenceu aos beneditinos em séculos passados. Embora os húngaros tenham arruinado a cidade, a Abadia foi restaurada e permanece belíssima”, finaliza Ana.
Cidades medievais da Europa
Muito além da Itália, as cidades medievais mais charmosas da Europa costumam conquistar o viajante. Caminhar por ruas estreitas ou muros com torres de vigia soa como uma deliciosa volta ao tempo. É irresistível pensar como era a vida naquele lugar séculos atrás e perder horas observando cada detalhe.
Países clássicos, como Portugal, França, Suíça e Alemanha, além da Itália, são repletos de lugares assim que valem a visita. Mas também há boas surpresas em lugares como Bélgica, Montenegro, Lituânia e Eslovênia. Confira:
Seguro viagem Itália
O seguro viagem é obrigatório na maior parte dos países da Europa, como a Itália. A dica é contratar o pacote com antecedência para aproveitar promoções e tarifas mais atrativas.
Este comparador online analisa, de uma só vez, os preços das principais operadoras do mercado. Assim, você ganha tempo e fecha o contrato com mais segurança.
Os leitores do Rota de Férias que usarem o cupom abaixo têm 15% de desconto.
Chip viagem Itália
Com um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone, sua viagem para a Itália e a Europa de forma geral ficará muito melhor. Por isso, vale a pena usar o chip da America Chip, que oferece boa conectividade não apenas nas grandes cidades, mas também nas pequenas.
E o melhor de tudo é que você tem atendimento de alto nível e recebe tudo em casa antes mesmo de viajar, com todas as instruções para instalar em seu telefone, que são muito simples.
DICAS PARA VIAJAR A ITÁLIA
Quando planejamos nossas viagens para um ou mais países da Europa, como a Itália, deixamos tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitarmos contratempos e problemas com outros idiomas e costumes.
Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas, alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis. De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos.
Para quem vai à Europa, vale lembrar ainda que é obrigatório fazer um seguro viagem e é uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional. Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.
Reserva de hotéis na Itália
A oferta de hotéis na Itália é ampla e vai desde campings, pousadas e bed and breakfasts até resorts luxuosos. No Booking.com, dá para ver preços, fotos e, o principal, a opinião de pessoas que já ficaram no estabelecimento. A partir daí, fazemos reservas antecipadas com poucos cliques e só temos o valor descontado do cartão de crédito quando chegamos ao destino, o que torna tudo muito mais fácil.
Clique aqui para pesquisar e reservar hotéis na Itália.
Passagem aérea para a Itália
Quando pesquisamos passagens aéreas para a Itália, usamos o site Skyscanner. Motivos para isso não faltam. Para começar, ele analisa as principais companhias aéreas de uma vez e apresenta na tela os melhores valores. Além disso, dá para procurar por tempo de voo, conexão, analisar os preços mais baixos em um determinado período e até receber alertas caso novas ofertas apareçam.
Clique aqui para pesquisar passagens para a Itália.
Aluguel de carro na Itália
A Itália conta com muitas locadoras de carro. Em vez de pesquisar uma por uma, porém, use o site Mobility. Com uma única pesquisa, ele compara as melhores opções no Velho Continente e exibe na tela os valores mais em conta. Dá para selecionar o tipo do veículos, escolher o seguro, apontar o local exato de retirada, devolver em outra cidade e muito mais.
Clique aqui para pesquisar e alugar um carro na Itália.
LEIA MAIS:
- Onde ficar em Veneza
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- Onde ficar em Barcelona
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega