Estilo de Vida
Berchtesgaden: como está hoje o refúgio de inverno de Hitler na Alemanha
Rota De Férias
23/03/2021 18h59
PUBLICIDADE
Primeiro, foram os reis da Bavária. Depois, o ditador Adolf Hitler, sua companheira, Eva Braun, e outros líderes nazistas. Assim, Berchtesgaden, aos pés da Watzmann, segunda montanha mais alta da Alemanha , com 2.713 metros de altura, ficou marcada como reduto e refúgio de personalidades históricas, que elegeram a região para escapar da agitação das grandes cidades e procurar algum sossego no inverno – no caso de Hitler, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial.
LEIA MAIS: MUNIQUE - ROTEIRO COMPLETO DE 3 DIAS BERLIM - ROTEIRO COMPLETO DE 4 DIAS
Onde fica Berchtesgaden
Hoje, a cidadezinha nos Alpes bávaros, localizada no sul da Alemanha , a 120 km de Munique e a 25 km da austríaca Salzburgo , na Áustria , serve como um excelente destino para quem busca a calma e a tranquilidade de um vilarejo típico das montanhas. Além disso, oferece infraestrutura completa para a prática de esqui e outros esportes de neve.Declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1990, o Parque Nacional Berchtesgaden é morada de diversas espécies de animais e guarda paisagens belíssimas, como as do lago Königssee, que pode ser visitado de barco. Muitas vezes, o tour é acompanhado por um saxofonista, que toca o instrumento em meio ao vale que cerca o lago, reverberando o som. O barco em seguida para em uma ilha, onde fica a pitoresca igreja de São Bartolomeu, com paredes brancas e pequenas abóbodas vermelhas.Seguro viagem na Alemanha é obrigatório – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 .
Outro destaque de Berchtesgaden são as minas de sal que movimentam a economia da região. Em uma delas você encara um longo escorregador para chegar à mina, o que agrada principalmente às crianças. O local também conta com lindas capelas feitas de sal.Com um chip viagem internacional , você pode usar internet em qualquer lugar da Alemanha. Aplique o cupom rotadeferias na Viaje Conectado e ganhe até 10% de desconto.
Berchtesgaden de Hitler
O diferencial histórico, no entanto, acaba servindo como um atrativo a mais aos viajantes que vão a Berchtesgaden. Isso porque foi no complexo montanhoso de Obersalzberg que Hitler mandou erguer o Berghof, sua residência oficial na região, destruída em um ataque aliado em 1945. Além da casa do führer, foram levantadas no pedaço durante a Segunda Guerra Mundial diversas moradias para outros membros importantes do partido nazista. Escritórios da Gestapo (polícia secreta) e do serviço de segurança do Reich também marcaram a história na região.Até hoje, Berchtesgaden guarda um bunker , muito procurado por turistas, sobretudo norte-americanos. O complexo de túneis subterrâneos de 2.775 metros, com intrincados corredores, 79 salas e 4.120 m2, foi entalhado na rocha para proteger os nazistas de eventuais ataques dos inimigos aliados.Reserva de hotel em Berchtesgaden – Confira os preços e as melhores opções aqui.
Bunker de Berchtesgaden
O ataque aéreo protagonizado pelos aliados em 1945 destruiu boa parte do quartel-general montado em Berchtesgaden, mas o bunker resistiu e hoje é um dos poucos lugares mantidos na forma quase original. Alguns espaços dele foram transformados em salas de vídeos e fotos para mostrar a história aos viajantes, mas apenas 10% dos túneis estão abertos à visitação.LEIA MAIS: O QUE SABER NA HORA DE VIAJAR DE TREM NA ALEMANHA COMO SURGIU A OKTOBERFEST DE MUNIQUE, NA ALEMANHAAcima dos túneis, resta apenas a casa de hóspedes, onde funciona um museu que conta a história do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Quadros de Hitler brincando com animais, auto-falantes em que se pode ouvir discursos do führer e objetos pessoais de líderes nazistas, como uma adaga de condecoração, fazem parte da exposição. Para muitas pessoas, o passeio dá um pouco de nó no estômago, já que é bastante rico em detalhes históricos. Não há, entretanto, qualquer apologia política no ambiente, muito pelo contrário. O objetivo da exibição, segundo a curadoria do espaço, é deixar a história viva para que as pessoas entendam como funcionava a mentalidade dos nazistas da Alemanha e nunca mais a imitem.
Ninho da Águia
No topo da montanha Kehlstein, a 1.834 metros de altitude, Berchtesgaden abriga outro símbolo nazista, o Ninho de Águia (Kehlsteinhaus) , obra entregue a Hitler como presente por seu aniversário de 50 anos, em 1939. Mas o ditador reclamava do ar rarefeito do topo da montanha e esteve no local apenas três vezes na vida, apesar de ter mandado levantar um luxuoso elevador com detalhes em bronze cortando verticalmente a rocha da montanha para sua conveniência.Após a Segunda Guerra Mundial, soldados aliados encontraram no local alguns depósitos fechados com milhares de garrafas dos melhores vinhos franceses, além de quadros e outras obras de arte, tudo saqueado dos países invadidos e dos judeus (cenas que retratam isso podem ser vistas na série Band of Brothers). O Ninho da Águia então passou a ter acesso restrito até 1996, quando foi devolvido pelos Estados Unidos à Alemanha . Em 1999, a área de Obersalzberg foi reaberta para visitação, sob a alegação que o local tinha grande valor para os amantes da natureza. O edifício em que funcionava o Ninho da Águia se transformou em museu e, posteriormente, um pitoresco restaurante, que serve especialidades da Bavária, como salsichas e cerveja. Dali do alto, o raio de visão pode alcançar até 200 km. São belas paisagens e ares que, hoje, fazem Berchtesgaden respirar bem mais aliviada. Texto adaptado de original publicado no livro 50 Lugares Inesquecíveis de Inverno , da coleção Viaje Mais, parceira do Rota de Férias . [gallery ids="12794,12795,12796,12797,12798,12799,12800,12801,12802,12803,12804,12805,12806,12807,12808,12809"]É uma delícia conhecer o Velho Continente dirigindo – Confira aqui as melhores ofertas para alugar carro na Alemanha.
LEIA MAIS: ROTA ROMÂNTICA ALEMÃ - ROTEIRO DE 4 DIAS VISITE A LINDA ROTHENBURG-OB-DER-TAUBER, NA ALEMANHA
O MELHOR DA ALEMANHA
Quando planejamos nossas viagens para Alemanha , deixamos tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitarmos contratempos e problemas com outro idioma e costumes DIFERENTES. Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas , alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis . De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos. Para quem vai à Alemanha , vale lembrar ainda que é obrigatório fazer um seguro viagem e uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional . Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.Reserva de hotéis em Berchtesgaden
Booking.com A oferta de hotéis na Alemanha é ampla e vai desde campings, pousadas e bed and breakfasts até resorts luxuosos. Para escolher a melhor opção em cada país, usamos o Booking.com . No site, dá para ver preços, fotos, políticas (de cancelamento, horários de check in e check out, se serve café da manhã...) e, o principal, a opinião de pessoas que já ficaram no estabelecimento. A partir daí, fazemos reservas antecipadas com poucos cliques e só temos o valor descontado do cartão de crédito quando chegamos ao destino, o que torna tudo muito mais fácil.Clique aqui para pesquisar e reservar hotéis em Berchtesgaden.
Seguro viagem Alemanha
Seguro viagem é obrigatório em quase todos os países da Europa . Você precisa contratar o seu antes mesmo de sair do Brasil, para desembarcar no destino sem contratempos. A dica é consultar as principais operadoras no site Seguros Promo , que analisa de uma vez as melhores opções do mercado e retorna com os preços mais atraentes. Na hora de fechar o seguro viagem para a Alemanha , vai aqui uma dica e tanto para os leitores do Rota de Férias : use o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa "Cupom de desconto" e ganhe 5% de desconto.Clique aqui para fazer seu seguro viagem Alemanha.
Chip viagem Alemanha
Com um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone , sua viagem para a Alemanha ficará muito melhor. No Velho Continente, gostamos de usar o chip da Viaje Conectado , que permite pular de um país para o outro numa boa, muitas vezes sem sequer precisar ajudar qualquer tipo de configuração. Já usamos em destinos como Portugal , a própria Alemanha , Suíça , Espanha , Inglaterra , Escócia , França , Croácia , Eslovênia , Grécia , Áustria , Eslováquia e até na Rússia . Use o cupom rotadeferias para comprar o seu chip viagem internacional com até 10% de desconto.Clique aqui para comprar seu chip viagem para a Alemanha .
Passagem aérea para a Alemanha
Quando pesquisamos passagens aéreas para a Alemanha , usamos o site Skyscanner . Motivos para isso não faltam. Para começar, ele analisa as principais companhias aéreas de uma vez e apresenta na tela os melhores valores. Além disso, dá para procurar por tempo de voo, conexão, analisar os preços mais baixos em um determinado período e até receber alertas caso novas ofertas apareçam .Clique aqui para reservar e comprar passagens mais baratas para a Europa.
Aluguel de carro na Alemanha
Assim como ocorre no Brasil, a Alemanha conta com muitas empresas para alugar carro . Em vez de pesquisar uma por uma, porém, use o site Rentcars.com . Com uma única pesquisa, ele compara as melhores opções no Velho Continente e exibe na tela os valores mais em conta. Dá para selecionar o tipo do veículos, escolher o seguro, apontar o local exato de retirada, devolver em outra cidade e muito mais .Clique aqui para pesquisar e alugar um carro na Alemanha.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
PUBLICIDADE