Home
Estilo de Vida
Conheça a casa-museu de Frida Kahlo, na Cidade do México
Estilo de Vida

Conheça a casa-museu de Frida Kahlo, na Cidade do México

publisherLogo
Rota De Férias
06/07/2021 20h16
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14534364/original/open-uri20210706-18-q87deh?1625602744
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Frida Kahlo (1907-1954) completaria 114 anos em 6 de julho. Corajosa, a artista mexicana ficou conhecida por transformar uma vida cheia de dores em cores e formas, que até hoje encantam pessoas de todo o mundo.

Passional e intensa, Frida Kahlo é a alma de um México massacrado pela colonização, mas que mantém até hoje uma identidade contagiante. Quem vai até a Cidade do México, a capital do país, encontra sim uma série de igrejas (muitas delas erguidas sobre templos pré-colombianos) e bairros inteiros com arquitetura típica espanhola, mas também uma alma indígena presente na cultura, na culinária, no artesanato e no dia a dia das pessoas. E isso é a cara da obra de Frida.

Frida Kahlo na Cidade do México

Antes de seguir os rastros de Frida Kahlo na Cidade do México vale a pena compreender um pouco mais sobre sua vida – sendo que a morte, tão celebrada no país durante o Dia de Muertos, foi um de seus temas mais recorrentes.

A pintora mexicana começou a sentir as primeiras dores ainda na adolescência, após sofrer um terrível acidente de bonde que a fez passar por várias cirurgias. De forma corajosa, ela passou a interpretar isso de uma maneira bem particular em sua arte, marcada pelas cores vivas.

  • Museu Frida Kahlo

Muito de sua obra pode ser vista em sua antiga casa, que abriga hoje o Museu Frida Kahlo. Trata-se de um dos pontos mais visitados do bairro residencial de Coyoacán, ao sul da Cidade do México.

O imóvel chama a atenção já do lado de fora. Isso porque a fachada destaca paredes azul-celeste, marcadas por amplas janelas verdes com molduras vermelhas, todas elas rentes à calçada. Não há muros, e o ambiente é bastante simples. Erguida em 1904, a casa conta com um belo jardim interno.

Foi ali que Frida Kahlo passou boa parte da vida com Diego Rivera, outro icônico artista plástico mexicano. O amor incendiário do casal foi marcado por diversas crises e escândalos de traição. Diego, 21 anos mais velho que Frida, chegou a trai-la com a própria irmã, Cristina, o que provocou um divórcio. Mais tarde, os artistas se casariam novamente.

O relacionamento conturbado deu vida a muitas obras de Frida. Isso sem contar cartas, fotos e depoimentos que retratam a história de paixão e infidelidade do casal.

Boa parte desse material pode ser vista dentro do museu, que conta com cômodos bem pequenos. A exceção é o atelier, na parte de cima da casa, cercado de grandes janelas. Os dormitórios dos dois artistas e a cozinha seguem com a configuração original. Joias e roupas de Frida Kahlo também fazem parte do acervo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também