Curiosidades sobre o Parque Ibirapuera, em São Paulo
Rota De Férias
Fundado em 21 de agosto de 1954, o Parque Ibirapuera é um dos pontos turísticos mais amados da capital paulista. Além de abrigar atrações naturais, o local é lar de construções históricas, como a Grande Marquise, o Museu Afro Brasil e a Oca, que foram concebidos pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer.
A Urbia, empresa responsável pela gestão do complexo, preparou uma lista com várias curiosidades sobre o parque. Confira!
Curiosidades sobre o Parque Ibirapuera
1. Significado por trás do nome
Ibirapuera significa "árvore apodrecida" em tupi-guarani. Isso se deve à região escolhida para a implantação do Parque na década de 1950, caracterizada por uma área alagadiça de brejo.
2. Fauna e flora
Ao longo de seus 1,5 km² de área, é possível encontrar 532 espécies de plantas, incluindo árvores, arbustos e herbáceas, plantas de caule mole que não produzem madeira, e 30 espécies de briófitas (que não possuem vasos condutores de seiva). No que diz respeito à fauna, desde 1992 é realizado um registro das espécies que habitam e utilizam o Ibirapuera em períodos migratórios. Ao todo, são mais de 352, sendo estas: 45 espécies de borboletas, 12 de peixes, 14 de répteis e anfíbios, 17 de mamíferos e 229 de aves.
Com 150 mil metros quadrados, o conjunto de lagos do parque atua como um divisor entre a área cultural e a ambiental e desempenha importantes funções e serviços ecossistêmicos, como absorção da água da chuva e moderação climática, além de ser habitat de diversas espécies de peixes e tartarugas.
3. Monumentos
Existem aproximadamente 25 monumentos, estátuas e esculturas no parque. Dentre os monumentos mais simbólicos do Ibirapuera está a Pedra Fundamental, conhecida também como marco zero. Ela representa o momento inicial da construção do complexo e encontra-se no gramado ao lado do Auditório Ibirapuera.
4. Presente de Nova York
Em 2011, São Paulo sediou o C40, evento internacional que reuniu prefeitos de 40 municípios de todo o mundo, para discutir projetos ligados ao meio ambiente. A organização era presidida por Michael Bloomberg, prefeito de Nova York na época.
Bloomberg visitou e gostou muito do Ibirapuera e, como forma de agradecimento, presenteou o parque com um banco do famoso Central Park. A princípio, o objeto ficava na frente da antiga administração do Parque Ibirapuera, mas, no início deste ano, após uma restauração que durou 15 dias, a peça foi realocada para a Praça do Porquinho.
5. Cinco continentes
Quanto ao nome da Praça da Paz, trata-se de uma homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial na década de 1960. Na época, para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes no local. Dessa forma, podem ser encontrados dendezeiros (espécie de palmeira da África), álamos (árvore europeia), flores de abril (asiáticas), plátanos (Canadá), mamelucas (arbusto da Austrália) e exemplares de pau-brasil.
6. Relógio de poesia
Localizada ao fundo da Praça da Paz e próxima ao caminho para a ponte de ferro, consta ainda uma obra chamada Poesia não Tem Hora, criada pelo artista plástico Lee Swain e pela poeta Rita Alves. Ela consiste em 12 placas de concreto, que trazem poemas focados na temática do tempo, de 12 poetas contemporâneos. As placas foram dispostas ao redor de uma árvore para simbolizar um relógio. Dessa forma, a sombra da árvore representa o ponteiro.
PLANEJE SUA VIAGEM
Na hora de planejar uma viagem para conhecer o Parque Ibirapuera e a cidade de São Paulo, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.