Estação Espacial Internacional da Rússia receberá tripulações a partir de 2026
Rota De Férias
A Rússia está construindo uma nova estação espacial, cuja ideia é receber tripulações a partir de 2026. O projeto faz parte do novo programa do governo para o setor, que pretende deixar a Estação Espacial Internacional (EEI) até 2025 para se dedicar ao módulo próprio.
"Se o centro científico de energia da nova estação for lançado em 2026, será possível organizar uma expedição tripulada nesse ano", afirmou Vladimir Solovyov, diretor de voo do segmento russo na Estação Espacial Internacional, de acordo com o UrduPoint News/Sputnik. Um segundo módulo deverá ser lançado em 2028 e, com isso, abrir espaço para o turismo espacial.
Turismo na Estação Espacial Internacional
A Rússia ainda não divulgou se investirá em expedições com turistas comuns com destino à sua nova estação espacial. Anteriormente, a ideia do país era levar viajantes para a Estação Espacial Internacional em 2023, mas, com a mudança de programa por parte do governo, teme-se que projeto não saia do papel.
Por enquanto, quem está mais avançada no assunto é a SpaceX, empresa fundada pelo bilionário sul-africano-canadense-americano Elon Musk que, recentemente, fechou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para organizar uma viagem (com astronautas) para a Lua. Até o momento, a companhia já organizou três voos tripulados até a Estação Espacial Internacional, todos eles com profissionais. O objetivo da SpaceX é, ainda este ano, colocar em prática o projeto Inspiration4, sua primeira missão de turismo espacial, na qual os viajantes devem passar entre dois a quatro dias em órbita da Terra.