Hotel luta pela conservação da Amazônia há quase 30 anos
Rota De Férias
Ferrenha defensora do meio ambiente, a ambientalista e empresária Vitória da Riva, foi uma das grandes responsáveis por difundir o turismo ecológico e sustentável no Brasil. A brasileira é a fundadora do hotel Cristalino Lodge, em Alta Floresta (MT), que atua na luta pela conservação da Amazônia há quase 30 anos e é um dos 25 melhores ecolodges do mundo, segundo a National Geographic Traveler.
Cristalino Lodge e a conservação da Amazônia
Erguido em 1992, em uma clareira na floresta fechada, o hotel está incrustado em meio à exuberância da floresta amazônica, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), criada em 1997, como a 1ª do norte do Mato Grosso e que hoje conta com mais de 11 mil hectares de mata protegida - uma área seis vezes maior que o arquipélago de Fernando de Noronha. No início, ainda com uma estrutura enxuta, para no máximo oito pessoas, o Cristalino Lodge apresentava uma frequência bem restrita de hóspedes, sobretudo estrangeiros e entusiastas da observação de pássaros, o birdwatching.
Com o passar dos anos, o empreendimento foi ganhando forma e prosperando como negócio. O entorno ajudava. A proximidade com os ecossistemas do Pantanal e do Cerrado fez com que muitas espécies destes habitats também pudessem ser encontradas no sul da Amazônia, criando uma zona de elevada biodiversidade. Um terço de todas as aves do Brasil e inúmeras espécies endêmicas, que só existem em um determinado local, estão no Cristalino Lodge.
Tamanha variedade de espécies atraiu mais visibilidade para o hotel e reconhecimentos importantes no Brasil e no exterior pelos seus esforços na conservação da biodiversidade, um dos pilares do Cristalino Lodge e o principal motivo de inspiração e motivação para Vitória da Riva. Em 1999, ela criou a Fundação Cristalino para reforçar e fomentar pesquisas sobre a biodiversidade da Amazônia.
Os projetos desenvolvidos pela Fundação Cristalino se mesclam ao sério de trabalho de responsabilidade social e ambiental do hotel. Suas ações de mínimo impacto ao ecossistema incluem a captação de energia limpa, feita por meio de 60 placas alto voltaicas que geram 2,3 MW ao mês, reciclagem e separação de lixo, arquitetura inteligente, uso de produtos orgânicos e tratamento de água e efluentes cinzas e negros por meio de um sistema de camadas por filtros e bacia de evapotranspiração.
Por seus esforços na área ambiental, o hotel recebeu importantes premiações, como o Global Vision Awards, da Revista Travel & Leisure, e o Sustainable Vision Award, da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).
“Além da fantástica experiência de reconexão, os turistas que nos visitam estão colaborando para o desenvolvimento de importantes iniciativas, que vão desde a captação de energia solar nos quartos, ao tratamento da água e o uso de produtos orgânicos da nossa horta", ressalta Vitória da Riva, sócia-proprietária do Cristalino Lodge. "Para mim, é muito gratificante ver a sequência de um projeto que começou lá atrás. É uma vitória muito grande ver a floresta de pé e o ecoturismo em alta”, completa.
PLANEJE SUA VIAGEM
Agora que você já conhece um pouco da história e das ações do Cristalino Lodge em prol da conservação da Amazônia, é hora de planejar um roteiro para se aventurar na floresta. Não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.