Home
Estilo de Vida
Museu do Ipiranga inicia cobrança de ingressos e amplia horários
Estilo de Vida

Museu do Ipiranga inicia cobrança de ingressos e amplia horários

publisherLogo
Rota De Férias
15/06/2023 21h04
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15615294/original/open-uri20230621-18-bvx9pr?1687363403
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), começou a cobrar entrada e a abrir uma hora mais cedo para visitação. O ingresso convencional custa R$ 30, com extensa política de meia entrada e gratuidade para diversos tipos de público. Além disso, há entrada franca todas as quartas-feiras, no primeiro domingo do mês – a partir de julho – e nos feriados do Dia da Independência (07/09) e Aniversário de São Paulo (25/01).

Visita ao Museu do Ipiranga

As vendas serão abertas mensalmente na plataforma Sympla, sempre na última sexta-feira do mês anterior. Já ss ingressos gratuitos para as quartas-feiras e para o primeiro domingo do mês só poderão ser retirados presencialmente, com distribuição sujeita a lotação.

Os visitantes podem ver mais de 3 mil itens pertencentes ao acervo do Museu. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há alguns mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, e sobre o próprio museu, suas atribuições e funcionamento.

O novo espaço expositivo do Museu abrange todo o Edifício-Monumento, incluindo espaços antes sem acesso ao público, e outros que não existiam. Desta forma, a área de exposições triplicou, passando de 12 para 49 salas. O circuito conta com 70 peças multimídia, salas imersivas, espaços interativos e acessibilidade, com cerca de 390 recursos multissensoriais disponíveis para todos os públicos, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos itens do acervo.

Política de meia entrada e gratuidade

Os ingressos meia-entrada estão disponíveis para:

  • Estudantes (ensino público e privado);
  • Idosos (+60 anos);
  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante, quando necessário;
  • Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes com apresentação do ID Jovem;
  • Professores, coordenadores, diretores, supervisores e profissionais do quadro de apoio da rede pública de ensino.

Há também política de gratuidade para:

  • Comunidade USP (servidores, professores e alunos);
  • Menores de 6 anos;
  • Professores e estudantes da rede de ensino público, e de instituições sociais sem finalidades lucrativas que atuam com pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social quando em visita em grupo agendada;
  • Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, em atividade e seus familiares (*).
  • Membros ativos do ICOM;
  • Guias de turismo credenciados.

(*) O policial deverá apresentar seu último holerite, acompanhado de documento de identificação. Serão considerados familiares, o cônjuge ou companheira (o), os filhos e menores tutelados ou sob guarda, mediante comprovação documental. Para que os familiares tenham acesso ao benefício, é necessária a presença do titular do direito da gratuidade.

PLANEJE SUA VIAGEM

Na hora de planejar uma viagem para conhecer São Paulo e o Museu do Ipiranga, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também