Home
Estilo de Vida
No Dia da Educação, conheça 7 lugares no Brasil para os amantes de literatura
Estilo de Vida

No Dia da Educação, conheça 7 lugares no Brasil para os amantes de literatura

publisherLogo
Rota De Férias
28/04/2021 15h18
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14478690/original/open-uri20210428-20-u894v0?1619623283
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Dia da Educação, 28 de abril, pode servir de inspiração para os fãs de literatura programar diversas viagens pelo Brasil. Há diversas opções nos grandes centros, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e em cidades menores espalhadas por todo o país.

Viagens inspiradas no Dia da Educação

Confira sete lugares no Brasil que merecem ser visitados em homenagem ao Dia da Educação, todos eles perfeitos para quem gosta de ler.

  • Rio de Janeiro (RJ)

Dia da Educação: Biblioteca Nacional | Divulgação - Riotur[/caption]  

O Centro do Rio de Janeiro reúne joias como a Biblioteca Nacional, cujo acervo calculado em 9 milhões de itens contempla diversos livros trazidos pela corte portuguesa ao Brasil. Outro local que merece a visita na região é o Real Gabinete Português de Leitura, de 1887, que foi inaugurado com a presença da Princesa Isabel e reúne lindas prateleiras repletas de obras históricas.

  • Cidade de Goiás (GO)

A casa da poetisa Cora Coralina na Cidade de Goiás, a cerca de 170 km de Goiânia, transformou-se em um delicioso museu. Em meio a móveis antigos e cômodos simples, é possível ver e sentir como vivia Cora, que também era doceira.

  • Cachoeiro do Itapemerim (ES)

Quem vai a essa pequena cidade do Espírito Santo se depara com um casarão clássico, verde e branco, nas esquinas das ruas 25 de Março e José Gardoli. Antiga residência de Rubem Braga, o local se transformou em um museu dedicado ao escritor. Destaque para o belíssimo pé de fruta-pão no quinta, um local perfeito para celebrar o Dia da Educação.

  • Ilhéus (BA)

Quem caminha por Ilhéus, no sul da Bahia, sente-se transportado diretamente para uma das histórias de Jorge Amado. O escritor empresta seu nome a um grande trecho do Centro Histórico, onde é possível visitar palácios, igrejas, teatros e até o local que teria inspirado a casa de Tonico Bastos, personagem de “Gabriela, Cravo e Canela”. Os amantes da literatura também não podem deixar de visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, o Bataclan e o Bar Vesúvio.

  • Itabira (MG)

Terra de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, Itabira rende um ótimo passeio para os fãs de literatura. Ali é possível conhecer a casa onde o escritor nasceu e um memorial projetado por Oscar Niemeyer. No Museu de Território Caminhos Drummondianos há diversas placas-poemas de Drummond que referenciam fatos, locais e personagens retratados em suas histórias.

  • Cordisburgo (MG)

O Museu Casa Guimarães Rosa fica na residência em que o escritor nasceu, em Cordisburgo, no interior de Minas Gerais. Tombado, o casarão abriga um acervo composto por objetos de uso pessoal, doméstico e profissional de Guimarães Rosa, bem como fotografias e originais manuscritos e datilografados.

  • Casa das Rosas (SP)

Na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo, são realizados, quando não há restrições, saraus e diversos movimentos artísticos ligados, principalmente, a poesia e literatura. O casarão erguido em 1930 na Av. Paulista reúne ainda um acervo com 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos. Mais um lugar perfeito para celebrar no Dia da Educação, 28 de abril.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também