O que fazer em São Paulo – 30 passeios, hotéis e restaurantes
Rota De Férias
Quem procura o que fazer em São Paulo se perde em uma lista enorme de opções. Isso porque a capital paulista é um dos maiores polos gastronômicos e culturais do País, com atrações que vão desde enormes parques ao ar livre até museus que reúnem obras de alguns dos artistas mais renomados do planeta.
A metrópole também é referência quando o assunto é vida noturna. Consagrada como uma das cidades com as noites mais agitadas do mundo, São Paulo nunca para. A qualquer hora é possível encontrar padarias, cafés, restaurantes, baladas e bares abertos.
Dicas de viagem para São Paulo
Este post reúne tudo que você precisa saber antes de viajar para São Paulo. Abaixo, confira dicas como:
- Onde fica São Paulo
- Como chegar a São Paulo
- Transporte em São Paulo
- Quando ir a São Paulo
- O que fazer em São Paulo (roteiro e dicas de 30 atrações)
- Onde comer em São Paulo
- Onde ficar em São Paulo
- Planeje sua viagem para São Paulo
Onde fica São Paulo
conteúdo web|
Situada na região sudeste do Brasil, São Paulo é capital do estado homônimo e se destaca como o principal centro financeiro do País.
A metrópole é a mais populosa do Brasil, com mais de 12,3 milhões de habitantes.
A partir da capital, é fácil viajar para outros destinos do interior ou do litoral do estado. Algumas das cidades turísticas favoritas dos paulistas são: Campos do Jordão, São Roque, Cunha, Holambra, Brotas, Atibaia, Santos, Guarujá, Maresias, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
Como chegar a São Paulo
São Paulo | Ponte Octavio Frias Oliveira
É possível chegar a São Paulo de várias formas. Quem pretende ir à cidade de avião pode escolher entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (a cerca de 27 quilômetros da capital) e o Aeroporto de Congonhas, complexo doméstico que fica na própria cidade, a apenas oito quilômetros da região central.
O Terminal Rodoviário do Tietê é a porta de entrada para quem viaja de ônibus. O local recebe veículos de diversas partes do País e da América do Sul.
Dirigir também é uma opção válida para ir a São Paulo. As rodovias Anchieta, Imigrantes, Bandeirantes, Castelo Branco, Anhanguera, Fernão Dias, Ayrton Senna, Presidente Dutra e Régis Bitterncourt oferecem os principais acessos à capital.
Uma boa dica para quem pretende cair na estrada é alugar um carro pela Mobility. Além de reunir várias locadoras em um único lugar - o que ajuda a garantir os melhores preços - a plataforma oferece praticidade e segurança para quem precisa de um veículo para viajar.
Transporte em São Paulo
Avenida Paulista | DepositPhotos
No geral, São Paulo oferece um bom sistema de transporte público. O metrô é o meio mais prático para turistas, já que leva às principais regiões da cidade e tem paradas próximas a pontos turísticos.
No total, são 13 linhas de metrô e trem (muitas delas com interligações), que oferecem paradas em mais de 150 estações.
A frota paulistana de ônibus, por sua vez, é formada por 15 mil veículos, que operam 1.314 linhas. Os viajantes também podem se locomover usando táxis e carros de aplicativos, como Uber e 99.
Quando ir a São Paulo
Ponte Octávio Frias Oliveira | DepositPhotos
Conhecida como Terra de Garoa, São Paulo costuma ter o clima de várias estações em um único dia. É comum sentir frio de manhã, passar calor na hora do almoço, curtir uma tarde amena e pegar uma chuvinha no final da tarde.
A melhor época para viajar a São Paulo sempre vai depender das preferências de cada viajante.
O outono (de março a junho) e a primavera (de setembro a dezembro) são as estações com temperaturas mais amenas, ideais para passeios ao ar livre.
No verão, os termômetros ultrapassam os 30ºC e o clima fica mais seco. Já no inverno, a temperatura cai abaixo de 10ºC e venta mais.
O que fazer em São Paulo
Centro de São Paulo | DepositPhotos
A lista de atrações imperdíveis em São Paulo inclui:
- Avenida Paulista
- MASP
- Conjunto Nacional
- Japan House
- Casa das Rosas
- IMS Paulista
- Praça da Sé
- Estação da Luz
- Solar da Marquesa
- Pateo do Collegio
- Mosteiro de São Bento
- Prédio do Banespa
- Viaduto do Chá
- Theatro Municipal
- Pinacoteca do Estado
- Sala São Paulo
- Bixiga
- Liberdade
- Parque do Ibirapuera
- Vila Olímpia
- Mercado Municipal
- 25 de Março
- Oscar Freire
- Praça Charles Miller
- Museu de Arte Brasileira
- Instituto Tomie Ohtake
- Instituto Butantan
- Aquário de São Paulo
- Zoo SP
- Vila Madalena
Avenida Paulista
Avenida Paulista | SPTuris
Principal cartão-postal de São Paulo, a Avenida Paulista se estende por 2,8 quilômetros, que reúnem lojas, shoppings, prédios comerciais, museus e muitas atrações.
Aos domingos, das 8h às 16 (horário sujeito a alterações), a via fica fechada exclusivamente para pedestres e ciclistas, que podem aproveitar o espaço a céu aberto e curtir atrações como música de rua e a famosa feira de antiguidades no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
MASP
MASP | Shutterstock.com
Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) é o maior museu da América Latina. Vale a pena visitá-lo por dentro e por fora.
O complexo reúne cerca de oito mil obras de arte, incluindo trabalhos de artistas renomados como Pablo Picasso, Candido Portinari, Victor Brecheret e Anita Malfatti.
Às terças, a entrada é gratuita.
- Endereço: Av. Paulista, 1578
- Horário de funcionamento: terça-feira, das 10h às 20h. Quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.
Conjunto Nacional
Livraria Leitura, no Conjunto Nacional | Patricia Chemin
O Conjunto Nacional é um complexo que ocupa um quarteirão inteiro da Avenida Paulista. O local é lar de cinemas, livrarias, cafés e lojas para todos os gostos.
A maior atração do pedaço é a Livraria Cultura, onde dá para passar horas folheando livros.
- Endereço: Av. Paulista, 2073
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 6h às 22h. Domingo, das 10h às 22h.
Japan House
Inaugurada em 2017, a Japan House funciona como um pedacinho do Japão na capital paulista. O local foi criado pelo governo japonês para difundir a cultura do país no Brasil.
Quem passa por lá pode contemplar exposições sobre diferentes assuntos, além de conhecer lojas e experimentar as delícias do café e do restaurante.
- Endereço: Av. Paulista, 52
- Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 18h.
Casa das Rosas
Casa das Rosas | Patricia Chemin
Construída em estilo clássico francês, que data de 1935, a Casa das Rosas se destaca entre os modernos prédios da Avenida Paulista. A mansão era um dos pontos de encontro dos barões do café.
Atualmente, o local funciona como um espaço cultural, onde é possível assistir a cursos, palestras, saraus e contemplar exposições.
- Endereço: Av. Paulista, 37
- Horário de funcionamento: domingo a terça-feira, das 7h às 22h. Quarta-feira a sábado, das 12h ás 16h.
IMS Paulista
IMS Paulista | Patricia Chemin
O Instituto Moreira Salles, também conhecido como IMS Paulista, é um complexo cultural vertical. O local abriga diversos espaços com exposições, cineteatro e biblioteca.
Os fãs de gastronomia podem aproveitar a visita para conhecer o café-restaurante Balaio, do chef Rodrigo Oliveira.
- Endereço: Av. Paulista, 2424
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Praça da Sé
Praça da Sé | Rubens Chiri/SPTuris
A Praça da Sé é um dos locais mais históricos de São Paulo. É ali que fica o Marco Zero da cidade e a imponente Catedral Metropolitana.
A visita à região é indispensável, mas exige atenção por conta de roubos e furtos. Por isso, a dica é guardar bem a carteira, o celular e os documentos.
Estação da Luz
Estação da Luz | Caio Silveira/SPTuris
Construída com estruturas trazidas da Inglaterra, a Estação da Luz tem um visual que tenta recriar o icônico relógio Big Ben e a abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra.
A estação, que fica na Praça da Sé, vale a visita e rende ótimas fotos.
Solar da Marquesa
O Solar da Marquesa foi o lar de D. Maria Domitília de Castro Canto e Mello, a marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I.
Em meados do século 19, o local sediou bailes e saraus. Quem passa por lá ainda consegue ver utensílios domésticos, decorações e mobiliários da época.
- Endereço: R. Roberto Simonsen, 136
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Pateo do Collegio
Pateo do Collegio | Rubens Chiri/SPTuris
O Pateo do Collegio é um dos principais pontos turísticos do Centro de São Paulo. O local foi palco da fundação da cidade e hoje abriga um museu que exibe objetos de José de Anchieta.
Também é possível observar réplicas de esculturas guaranis do século 17, uma pia batismal com quase 500 anos e tomar um café no delicioso Café do Pateo.
- Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 16h45.
Mosteiro de São Bento
Mosteiro São Bento | Priscilla Vilarinõ/SpTuris
Vitrais, pinturas e imagens católicas são algumas das atrações do belíssimo Mosteiro de São Bento. O local foi fundado pelo monge Mauro Teixeira em 1598.
Vale a pena destacar que o complexo hospedou o Papa Bento XVI durante uma de suas visitas ao Brasil.
- Endereço: Largo São Bento, s/nº
- Horário de Funcionamento: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 6h até o término da missa das 18h. Sábado e domingo, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Quinta-feira a igreja fecha às 8h e reabre às 11h30.
Prédio do Banespa
Prédio do Banespa | Caio Pimenta/SPTuris
Conhecido como Prédio do Banespa, o edifício Altino Arantes foi inspirado no Empire State Building, em Nova York (EUA), e oferece uma das vistas mais incríveis de São Paulo.
Ao subir no mirante, é possível contemplar a Selva de Pedra em 360 graus.
- Endereço: Rua João Brícola, 24
- Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 9h às 20h. Domingo, das 9h às 19h.
Viaduto do Chá
Viaduto do Chá | SPTuris
O Viaduto do Chá é um dos principais cartões-postais do centro de São Paulo. O local tem uma vista privilegiada do Vale do Anhangabaú.
Uma curiosidade é que, até 1897, era necessário pagar uma taxa para cruzar a ponte.
Theatro Municipal
Theatro Municipal | Jefferson Pancieri/SPTuris
As estruturas clássicas e os charmosos vitrais encantam quem passa pelo lendário Theatro Municipal. Vale a pena conferir a programação e se planejar para assistir a um espetáculo por lá.
A Orquestra Sinfônica Municipal e o Balé da Cidade de São Paulo costumam ensaiar e se apresentar no palco do complexo cultural.
- Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n
Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado | Shutterstock.com
Gosta de arte e não sabe o que fazer em São Paulo? Vá à Pinacoteca do Estado. O prédio de tijolinhos recebe exposições badaladas. No total, são mais de 100 salas com quadros, esculturas e outras obras de artistas renomados.
O local também oferece acesso ao Jardim da Luz, o parque público mais antigo de São Paulo (inaugurado em 1798).
- Endereço: Praça da Luz, 2
- Horário de funcionamento: quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 18h.
Sala São Paulo
Sala São Paulo | Rubens Chiri/SPTuris
A Sala São Paulo é uma das salas de concertos mais bonitas do Brasil e do mundo. De quebra, o local conta com uma acústica diferenciada.
Vale a pena conferir a programação e assistir a uma apresentação no local.
- Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
Bixiga
Bixiga | Caio Pimenta/SPTuris
Fundado por imigrantes italianos, o bairro do Bixiga é lar de alguns dos melhores restaurantes e bares de São Paulo.
A dica é passear pelas ruas do local e provar delícias como pizzas de vários sabores e o tradicional pão de calabresa.
Liberdade
Liberdade | Divulgação
A Liberdade é o bairro mais oriental do Brasil, com direito a vários elementos decorativos típicos da Terra do Sol Nascente, a exemplo dos postes vermelhos.
A região conta com várias lojinhas temáticas, karaokês e restaurantes que exploram a gastronomia asiática.
Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera | Rubens Chiri/SPTuris
Apelidado carinhosamente de Ibira, o Parque do Ibirapuera é um dos lugares mais paulistanos da capital. Inspirado no Central Park, em Nova York (EUA), e no Bois de Bologne, em Paris (França), o complexo é enorme e ótimo para atividades ao ar livre.
O local também abriga museus como a Oca, o Museu de Arte Moderna e o Museu Afro-Brasil.
- Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral
- Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 0h.
Vila Olímpia
A Vila Olímpia é uma das melhores regiões para aproveitar a vida noturna de São Paulo. É ali que ficam baladas e bares famosos da cidade.
O clima de festa rola a semana inteira, com muita gente bonita curtindo a noite até o amanhecer.
Mercado Municipal
Mercado Municipal | Priscilla Vilari/SPTuris
O tradicional mercadão fica em um belo prédio projetado por Ramos de Azevedo em 1928. Ali, o grande sucesso é o sanduíche de mortadela.
O pastel de bacalhau e as barracas de frutas também costumam se destacar entre os visitantes.
- Endereço: R. da Cantareira, 306
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.
25 de Março
25 de Março | Miguel Schincariol/FCVB/SPTuris
A 25 de março é um dos pontos turísticos mais imperdíveis para quem gosta de fazer compras. É possível encontrar de tudo um pouco nas centenas de lojas da região.
É importante avisar que a via é muito cheia - cerca de 400 mil pessoas passam por ali todos os dias -, mas os preços costumam compensar.
Oscar Freire
Rua Oscar Freire | Jose Cordeiro/SPTuris
Apesar de também ser um local para compras, a Oscar Freira é bem diferente da 25 de março. A rua reúne algumas das lojas mais glamorosas da capital, como Cartier, Bvlgari e Diesel.
Mesmo se não for comprar nada, vale a pena visitar, já que o local funciona como uma espécie de shopping a céu aberto.
Praça Charles Miller
Estádio na Praça Charles Miller | Divulgação/Marcos Lopes
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, também conhecido como Pacaembu, fica na praça Charles Miller. O complexo é uma boa opção de passeio para quem procura o que fazer em São Paulo.
Além de conhecer o estádio, é possível ir ao Museu do Futebol, que reúne exposições interativas e muito divertidas.
Museu de Arte Brasileira
O Museu de Arte Brasileira é outra boa opção para quem procura o que fazer em São Paulo. O local tem um acervo com mais de três mil obras.
O grande destaque é a exposição que exalta o modernismo brasileiro, mas que só rola em períodos específicos do ano.
- Endereço: R. Alagoas, 903
- Horário de funcionamento: quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 18h.
Instituto Tomie Ohtake
Outro lugar legal é o Instituto Tomie Ohtake. Dividido em vários pisos, o local recebe exposições interativas e mostras culturais.
O nome do complexo presta homenagem a Tomie Ohtake, pintora e escultora japonesa que se naturalizou como brasileira.
- Endereço: Rua Coropé, 88
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 20h.
Instituto Butantan
Instituto Butantan | José Cordeiro/SPTuris
Principal produtor de soros antiofídicos do Brasil, o Instituto Butantan também foi destaque durante a pandemia de covid-19, já que teve um papel essencial na testagem e na produção da vacina Coronavac.
O complexo abriga uma área de lazer e permite observar animais como cobras, aranhas e escorpiões.
- Endereço: Av. Vital Brasil, 1500
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 16h45.
Aquário de São Paulo
Queridinho das crianças, o Aquário de São Paulo ostenta 30 tanques com mais de dois mil animais marinhos.
É possível observar peixes, mamíferos, répteis e até ver uma réplica de um submarino da Segunda Guerra Mundial.
- Endereço: R. Huet Bacelar, 407
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.
Zoo SP
Zoo SP | Caio Pimenta/SPTuris
Inaugurado em 1958, o Zoo SP também é uma ótima pedida para quem quer explorar São Paulo com crianças.
O complexo abriga vários animais selvagens, como hipopótamos, leões, tigres, jacarés e elefantes.
- Endereço: Av. Miguel Estefno, 4241
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.
Vila Madalena
Vila Madalena | Jeferson Pancieri/SPTuris
O bairro da Vila Madalena figura entre os lugares mais descolados de São Paulo. Ali, é comum ver a galera jovem sentada em mesas nas calçadas de bares.
O pessoal é animado e passa horas e mais horas tomando drinques, petiscando e jogando conversa fora.
Onde comer em São Paulo
Indicar os melhores lugares para comer em São Paulo não é uma tarefa fácil. Afinal, a capital paulista reúne culinárias de diversas partes do mundo e alguns dos complexos gastronômicos mais renomados do País e de toda a América Latina.
Abaixo, veja algumas sugestões bacanas:
- D.O.M
- A Figueira Rubayat
- Terraço Itália
- Fasano
- Maní
- A Casa do Porco
D.O.M
Comandado pelo chef Alex Atala, o D.O.M conta com duas estrelas do conceituado Guia Michelin. O local serve receitas que misturam a gastronomia contemporânea com ingredientes genuinamente brasileiros.
A Figueira Rubayat
A Figueira Rubayat é um dos melhores lugares para comer carnes em São Paulo. A casa também serve pratos variados, como feijoada, e tem uma adega com mais de 900 rótulos diferentes.
Terraço Itália
Localizado no centro da cidade, o Terraço Itália é um dos restaurantes mais famosos e luxuosos da capital paulista. As janelas panorâmicas, que oferecem vistas incríveis, tornam as refeições ainda mais especiais.
Fasano
Ideal para quem gosta de comida italiana, o Fasano é pura sofisticação. É possível provar os deliciosos menus-degustação e tomar vinhos escolhidos cuidadosamente por um sommelier.
Maní
Reconhecido internacionalmente, o Maní é comandado pela chef Helena Rizzo e ostenta uma estrela Michelin. O local explora o melhor da cozinha contemporânea brasileira.
A Casa do Porco
Sempre cheio, o restaurante A Casa do Porco explora os sabores da carne suína. As receitas são desenvolvidas pelos chefs Janaína e Jefferson Rueda.
Onde ficar em São Paulo
São Paulo também é referência quando o assunto é hospedagem. É possível encontrar hotéis para todos os gostos e bolsos.
Abaixo, veja algumas sugestões de bons hotéis em São Paulo:
- Hotel Emiliano
- Hotel Unique
- Grand Hyatt
- Fasano São Paulo
Hotel Emiliano
Indicado para viajantes que prezam por luxo e sofisticação, o Hotel Emiliano fica no trecho mais nobre da Oscar Freire. O local oferece diferenciais como mordomo, menu de travesseiros e camas king-size com lençol de 500 fios.
Faça reserva no Hotel Emiliano
--
Hotel Unique
Construído em um formato de meia-lua e com janelas redondas, o Hotel Unique chama atenção de quem passa pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O local oferece acomodações confortáveis e conta com um rooftop badalado.
Faça reserva no Hotel Unique
--
Grand Hyatt
Bem localizado (na Avenida das Nações Unidas), o Grand Hyatt é uma boa pedida para quem procura um hotel com infraestrutura completa na capital paulista. O local tem três restaurantes e uma charmosa Wine Library.
Faça reserva no Grand Hyatt
--
Fasano São Paulo
Famoso pelo restaurante que fica no térreo, o hotel Fasano São Paulo agrada até os viajantes mais exigentes. O local abriga ambientes elegantes, acomodações confortáveis e oferece serviços de mordomos.
Faça reserva no Fasano São Paulo
--
PLANEJE SUA VIAGEM PARA SÃO PAULO
Ao planejar uma viagem para São Paulo é importante ficar atento a uma série de detalhes. Na hora de comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, usamos as ferramentas abaixo, sempre muito úteis. Com elas você economiza e, de quebra, ganha tempo. Acredite: viajar organizado é um dos segredos que nos permite estar sempre na estrada.
Reserva de hotéis
O Booking.com sempre nos ajuda na hora de fazer reservas de hotéis. Com a ferramenta dá para realizar pesquisas, comparações, ver fotos, conferir a opinião de viajantes e fazer reservas antecipadas de hospedagem em hotéis, resorts, pousadas e até mesmo casas de temporada. Há boas opções em São Paulo, e o que é melhor: para os mais variados bolsos e com a possibilidade de pagar apenas na hora que chegar no destino.
Clique aqui para fazer suas buscas e reservas de hotéis.
Passagem aérea
O Skyscanner é o site queridinho dos repórteres do Rota de Férias na hora de localizar e reservar passagens aéreas com desconto. Isso porque a ferramenta analisa diversas companhias aéreas de uma vez e revela quais são os melhores preços. Dá até para programar envios de alertas quando valores mais baixos forem encontrados, o que muito útil.
Clique aqui para pesquisar todas as empresas de uma vez e comprar passagens mais baratas.
Aluguel de carro
Alugar um carro é uma boa para explorar São Paulo. Como há muitas locadoras no país, a dica antes de fazer sua escolha é recorrer a um site que analisa as melhores opções e, de uma vez, exibe os preços na tela, poupando um tempão. É o caso da Mobility, nossa parceria na hora de pesquisar e alugar carros para viajar.
Clique aqui para comparar preços e alugar um carro.
Tours, ingressos e transfers
Agora que você já sabe o que fazer em São Paulo, é hora de planejar a viagem e fazer reservas de tours, ingressos e transfers no destino. Optamos pela segurança da Easy Travel Shop, que analisa diversos parceiros de antemão e seleciona apenas opções de confiança. Além disso, eles têm ótimos preços e nos fazem economizar um tempo precioso na hora de planejar a viagem.