Home
Estilo de Vida
Quais são as diferenças ao viajar com cachorro ou gato? Confira cuidados específicos
Estilo de Vida

Quais são as diferenças ao viajar com cachorro ou gato? Confira cuidados específicos

publisherLogo
Rota De Férias
21/12/2021 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14843080/original/open-uri20220106-20-alw1qh?1641485573
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Para quem pretende sair de férias com o animalzinho de estimação, vale saber que há diferenças importantes a serem levadas em consideração na hora de viajar com cachorro ou gato.

Independentemente do pet, é importante ter sempre em mãos a carteirinha de vacinação, com todos os imunizantes em dia, e ter um atestado de saúde recente emitido por um médico veterinário. Antipulgas e anticarrapatos também são fundamentais para evitar que o animalzinho esteja sujeito a  doenças.

Antes de viajar, vale a pena também preparar uma mala com os potes de comida e de água, a ração que eles comem, petiscos, caminha e brinquedos. É imprescindível levar também a guia de passeio, a coleira com identificação e, se possível, um número de contato e endereço de algum centro veterinário da região. Assim, caso surja alguma urgência, você saberá o que fazer.

Diferenças ao viajar com cachorro ou gato

A partir daí, existem algumas diferenças na hora de viajar com cachorro ou gato. Confira as dicas da Ceva Saúde Animal.

Viajar com cachorro 

Para uma viagem segura e confortável com cães, é importante transportá-los de forma adequada na caixa de transportes. Caso a viagem seja realizada de carro, é possível usar um cinto de seguranças específico para pets ou uma cestinha para cachorros pequenos, procurando deixá-los o mais confortável que puder.

Reduzir a quantidade de alimentos fornecidos no período em que o deslocamento ocorrerá é uma boa estratégia para os cães, que são sensíveis ao movimento do carro. Outra boa dica é passear bastante um pouco antes de pegar a estrada, pois isso pode ajudá-los a dormir durante o trajeto.

O aconselhável é pegar a estrada nas horas mais frescas, evitando o sol. Caso a viagem de carro seja mais longa, programe paradas a cada duas horas para que o pet possa dar uma volta, esticar as patinhas, fazer as necessidades e beber água.

Viajar com gato

Os gatos não costumam ser muito fãs de viagens e mudanças. Eles são animais mais territorialistas e não gostam de movimentações diferentes, ambientes desconhecidos e pessoas com as quais não estão muito familiarizados.

Antes de levar um gatinho para as férias, portanto, deve-se entender se isso pode causar muito estresse para o pet. Respeitar a personalidade do animal é fundamental, sempre. Se a opção for seguir em frente, use uma caixa de transportes adequada a seu tamanho.

Uma boa estratégia antes do passeio é deixar a caixa de transportes aberta em um ambiente, para que o gatinho se acostume a ela. Se possível, ter um cobertor e brinquedo do pet por perto estimula a curiosidade e faz com que ele se sinta mais confortável.

Durante a viagem, mantenha a caixa de transporte em uma região do veículo que não tenha tanta vibração, para evitar enjoos. Outro ponto interessante é limitar a visão do pet com uma toalha coloca sobre a grande da caixa, para reduzir o excesso de novas informações visuais que possam provocar estresse.

FOra isso, é importante reduzir a quantidade de alimentos no dia da viagem e, sempre que possível, fornecer um pouco de água ao felino durante o trajeto. Mesmo assim, evite retirá-lo da caixa até chegar ao destino.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também