Sexta-feira 13: 5 lugares mal-assombrados para visitar pelo mundo
Rota De Férias
O mês de agosto tem a única sexta-feira 13 de 2021. Símbolo de azar e uma das maiores superstições do mundo moderno, a data tornou-se símbolo de mau agouro, sobretudo, a partir do século 19, mas o número 13 e o próprio dia da semana são amaldiçoados por algumas culturas há mais tempo.
A origem da sexta-feira 13
Muitos creditam o fato de a sexta-feira 13 ter se tornado uma data amaldiçoada por conta da passagem bíblica em que Judas Iscariotes, discípulo de Jesus e 13º convidado a chegar à Última Ceia, o traiu e o levou a ser crucificado na Sexta-Feira Santa.
Indícios apontam, porém, que ao menos o número 13 é temido há mais tempo. Tradições escandinavas apontam que Loki, o deus da travessura, elevou para 13 o número de presentes em uma festa ao quebrar um portão e, com isso, levou o deus cego Hordr a atirar e matar seu irmão, Balder, deus da luz, alegria e bondade.
Na Bíblia, por sua vez, a sexta-feira já era apontada como um dia da semana catastrófico desde o Velho Testamento. Foi nessa data que Adão e Eva comeram o fruto proibido, Caim assassinou Abel, o Templo de Salomão caiu e o dilúvio forçou a criação da Arca de Noé.
Conforme o tempo passou, a sexta-feira 13 acabou se juntando e sendo encarada como infortúnio a partir de meados do século 19, principalmente na Inglaterra. Em tempos mais modernos, filmes de terror como Sexta-feira 13 ajudaram a reforçar a superstição em cima da data.
Destinos mal-assombrados para ir na sexta-feira 13
Para entrar no clima da sexta-feira 13, uma boa dica é vasculhar ou, quem sabe, visitar alguns dos lugares lugares mal-assombrados espalhados pelo mundo. Hotéis que carregam essa fama não faltam em destinos como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e Itália. Confira: