Suíça é o primeiro país da Europa a reabrir fronteiras para brasileiros vacinados
Rota De Férias
A Suíça reabrirá as fronteiras, a partir de 26 de junho, para quem voa desde o Brasil. Com isso, o país se torna o primeiro da Europa a flexibilizar as restrições de entrada para brasileiros desde março de 2020.
Exigências para viajar para a Suíça
De acordo com nota divulgada pelo órgão oficial de promoção do turismo da Suíça, os brasileiros poderão entrar no país sem a necessidade de fazer quarentena ou apresentar teste PCR desde que viajem diretamente para o destino, preencham um formulário com informações de contato e local de hospedagem e, além disso, atendam às seguintes condições:
- Estejam totalmente imunizados contra covid-19 – com as duas doses (quando necessárias) das vacinas BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm ou Serum Institute of India aplicadas até 11 dias antes da viagem.
- Não estiverem vacinados, mas apresentarem comprovante de que se recuperaram da doença. Para isso, será preciso mostrar um teste positivo de covid-19 realizado entre seis meses e 11 dias antes de viagem. Testes de IGM e IGC não serão aceitos para comprovar a recuperação do passageiro.
Os brasileiros que não atenderem a esses requisitos também poderão entrar na Suíça, mas terão de apresentar um teste de PCR negativo ou teste rápido de antígeno realizado até 72 horas antes da viagem. Além disso, nesse caso, será preciso entrar em quarentena de dez dias a partir da chegada no país europeu. O período de confinamento poderá ser cumprido em um hotel a escolha do viajante, mas sem acesso a áreas comuns ou externas.
Essas últimas medidas valem também para quem viajar para a Suíça com conexão em algum outro país europeu, mesmo que esteja vacinado ou já tenha contraído a doença. Isso porque os requisitos de embarque devem respeitar as regras vigentes de cada destino na data da viagem (alguns membros da União Europeia, por exemplo, seguem fechados para embarques e conexões de brasileiros).
Atualmente, é possível voar diretamente de São Paulo para Zurique pela companhia aérea Swiss. A frequência, de seis voos semanais, deve passar a ser diária a partir de agosto. Clique aqui para fazer pesquisas no SkyScanner e consultar valores mais em conta.
Como provar que tomou a vacina para entrar na Suíça
De acordo com a autoridade de turismo do país europeu, os brasileiros poderão entrar na Suíça ao apresentar o cartão da vacinação do SUS com o nome completo do passageiro. Quem tiver até 16 anos está isento da medida e poderá viajar com os pais vacinados, sem a exigência de apresentar testes.
A Coronavac é aceita para entrar na Suíça?
Como o comunicado menciona as vacinas AstraZeneca e Sinovac, mas não cita nominalmente outros termos usados nos cartões do SUS, como Fiocruz (laboratório que produz a AstraZeneca), Butantan ou Coronavac (da Sinovac), ainda não está claro se os brasileiros que tomaram esses imunizantes terão permissão para entrar imediatamente no país europeu.
A recomendação, no momento, é que os turistas que tomaram essas vacinas aguardem um posicionamento oficial do governo suíço com relação à nomenclatura presente no comprovante de vacinação.
É provável, porém, que os agentes locais sejam instruídos a liberar a entrada na Suíça de todos os brasileiros que tenham tomado qualquer imunizante aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes de comprar a passagem e viajar, no entanto, não deixe de checar essa informação.