Três filmes do Oscar 2021 que inspiram viagens pelos EUA
Rota De Férias
A 93.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, o Oscar 2021, será realizada hoje, a partir das 22h de Brasília, no Dolby Theatre, em Los Angeles. O evento, que contará com a presença dos indicados às estatuetas – a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se comprometeu a seguir as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, reúne ao menos três filmes que podem inspirar viagens pelos EUA.
3 viagens pelos EUA inspiradas nos filmes do Oscar 2021
Chicago
[caption id="attachment_61296" align="aligncenter" width="721"] Os 7 de Chicago | Divulgação - Netflix[/caption]
Com seis indicações ao Oscar 2021, incluindo a de melhor filme, “Os 7 de Chicago” trata da acusação de conspiração do governo americano contra um grupo de pessoas que protestavam contra a Guerra do Vietnã. Polêmico, o julgamento abalou as estruturas jurídicas e sociais do país. O tumulto que deu origem ao caso ocorreu durante a Convenção Nacional Democrata (evento organizado para anunciar Hubert H. Humphrey como candidato à presidência) realizada no Lincoln Park, um dos pontos turísticos de Chicago.
Hoje, quem vai à cidade encontra uma série de atrações, com destaque para o Millenium Park, palco da famosa Gate Cloud, escultura que lembra um feijão com superfície espelhada, e da arquitetura única que pode ser apreciada a partir de passeios de barco pelo Rio Chicago. Museus, lojas, mirantes e boa gastronomia também fazem parte de um roteiro pela região.
Miami
[caption id="attachment_61295" align="aligncenter" width="719"] Uma Noite em Miami | Divulgação[/caption]
“Uma Noite em Miami”, indicado ao prêmio de melhor roteiro adaptado no Oscar 2021, além de melhor canção e melhor ator coadjuvante, graças ao papel brilhante de Leslie Odom Jr no papel do cantor e lenda do soul Sam Cooke, passa longe de revelar as paisagens da cidade. No entanto, não deixa de inspirar um roteiro pela região. O filme reflete de forma fictícia como teria sido o encontro de quatro ícones afro-americanos no auge do movimento civil americano: o boxeador Cassius Clay (Eli Goree), que a partir desse evento mudaria o nome para Muhammad Ali, o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) e o jogador de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge).
O encontro entre os amigos efetivamente ocorreu após Ali sagrar-se campeão mundial ao derrotar Sonny Liston em luta realizada no Miami Convention Hall. Ninguém sabe, de fato, porém, o que foi discutido durante a ocasião. Para os viajantes, Miami hoje entrega um clima de eterna festa, ressaltada pelos inúmeros bares ao longo da Ocean Drive, avenida que fica de frente para a praia em Miami Beach. Ali perto há também muitas opções de compras. Quem vai à região também tem a oportunidade de visitar os grafites de Wynwood, conferir os outlets ou as lojas de grife do Design District e passear pela divertida Little Havana, o bairro cubano da cidade.
Arkansas
[caption id="attachment_61294" align="aligncenter" width="720"] Minari | Divulgação - Diamond Filmes[/caption]
Mais um indicado a melhor filme do Oscar 2021, entre outros prêmios, “Minari” retrata a história de um menino coreano-americano que, nos anos 1980, muda com sua família para a zona rural do Arkansas. A chegada de sua avó é fundamental para a adaptação no novo ambiente, marcado por paisagens de fazendas e uma vida bem mais entediante do que a que estava habituado. Apesar de não estar na rota tradicional do turismo nos EUA, o Arkansas reúne uma série de cenários que valem ser explorados, especialmente os parques nacionais. Não à toa, o local usa a alcunha de Natural State (Estado Natural).
Na região de Ozarks, por exemplo, não faltam lagos e cachoeiras. As cidades mais turísticas ficam afastadas da capital Little Rock, com destaque para Hot Springs, onde há muitos banhos termais, Faiytteville, terra da Universidade do Arkansas, Bentonville, que viu nascer o Walmart e abriga o Crystal Bridges, um dos melhores museus de arte dos EUA, e Eureka, um destino hippie que tem cara de Europa.