Tudo o que você precisa saber para ir a Maldivas: preços, onde fica, visto, vacina…
Rota De Férias
Espalhado por 26 atóis que abrigam 1.196 ilhas, o arquipélago das Maldivas é um dos lugares mais lindos do mundo. Com poucas restrições para a entrada de brasileiros, o destino chamou a atenção, recentemente, ao anunciar que está estudando distribuir vacinas para os turistas. A estratégia faz parte de uma campanha batizada de 3Vs (visit, vaccinate and vacation – visita, vacina e férias), desenvolvida pelo governo local para impulsionar a economia da região. Atualmente, o país está ministrando doses de Astrazeneca/Oxford, Sinopharm e Pfizer. [caption id="attachment_61406" align="aligncenter" width="720"] Água do mar é incrível no arquipélago | Divulgação - OneOnly[/caption]
Antes de sonhar com uma viagem para lá, no entanto, é bom saber diversos detalhes das Ilhas Maldivas: preços, onde fica, visto, como chegar e por aí vai. Muitas são as dúvidas dos viajantes. Confira tudo que você precisa saber para planejar um bom roteiro pela região.
Planeje sua viagem para as Ilhas Maldivas
Maldivas: onde fica
[caption id="attachment_61407" align="aligncenter" width="720"] As Maldivas ficam no Oceano Índico | Divulgação - OneOnly[/caption] As Maldivas ficam no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e da Índia, na altura da linha do Equador, o que garante dias quentes e ensolarados durante o ano inteiro. Das 1.196 ilhas que compõem o arquipélago, pouco mais de 200 são inabitadas e diversas delas pertencem a resorts particulares.
História, cultura e hábitos
[caption id="attachment_61408" align="aligncenter" width="720"] Praias lindas não faltam na região | Divulgação - OneOnly[/caption] As Ilhas Maldivas já foram dominadas por diversos povos, como os português, entre 1558 a 1573. Depois, virou protetorado da Grã-Bretanha em 1887. O arquipélago so se tornou independente em 1965. Sri Lanka, Índia, África e Oriente Médio influenciam a cultura local. A população, de 530 mil habitantes, é de maioria muçulmana sunita. Em muitos lugares da região, é possível ver apresentações de danças africanas, por exemplo, bem como apreciar a culinária tradicional asiática. Na hora de circular pelas cidades, como a capital Mahé, recomenda-se usar roupas discretas e evitar tirar fotografias de nativos. Bebidas alcoólicas não são vendidas. Já nos hotéis, que são bem preparados para receber pessoas de todas as partes do mundo, a atmosfera é bastante ocidental, com álcool disponível e tudo mais.
Língua oficial e moeda
[caption id="attachment_61409" align="aligncenter" width="720"] Diversas ilhas pertencem a resorts particulares | Divulgação - OneOnly[/caption] Embora a língua oficial seja o dhivehi, o inglês é altamente difundido entre os habitantes do país, conhecidos pela simpatia e a hospitalidade. Outro detalhe que revela o quanto o arquipélago é internacional é que o dólar é aceito em quase todos os grandes hotéis e estabelecimentos comerciais do país.
Geografia e temperatura
[caption id="attachment_61410" align="aligncenter" width="672"] Faz sempre calor nas Ilhas Maldivas | Divulgação - OneOnly[/caption] Há uma característica curiosa na geografia das Ilhas Maldivas. O destino detêm o recorde de nação com altitude mais baixa do mundo. O ponto mais elevado fica a 2,3 metros do nível do mar. A maior parte das ilhas habitadas está a apenas um metro de altitude, o que faz com que muitos estudiosos apontarem que, num futuro distante, parte do arquipélago possa ser engolido pelo Oceano Índico. Em relação à temperatura das Maldivas, a média anual ficam entre 29 e 32 graus. Entre dezembro e abril, o clima é mais seco. No restante do ano há mais propensão de chuvas.
Como chegar a Maldivas
[caption id="attachment_61411" align="aligncenter" width="719"] Voos com conexão em Dubai e Catar são as melhores opções | Divulgação - Four Seasons[/caption] Para os brasileiros, a principal rota para chegar ao arquipélago é via Dubai (Emirados Árabes Unidos), mas há voos via Doha (Catar). Partindo de São Paulo, com as conexões, um voo para as Maldivas dura cerca de 23 horas. Também é possível chegar até lá via outros destinos, como África do Sul e diversos países da Europa.
Fuso horário
[caption id="attachment_61412" align="aligncenter" width="720"] Um dos lugares mais lindos do mundo | Divulgação - OneOnly[/caption] O fuso horário local é sete horas à frente do de Brasília.
Visto e vacina nas Maldivas
[caption id="attachment_61413" align="aligncenter" width="720"] Governo das Maldivas estuda vacinar turistas | Divulgação - OneOnly[/caption]
De acordo com a companhia aérea Emirates, para entrar nas Maldivas é preciso apresentar uma confirmação de reserva em hotel em instalação registrada para turistas, o que garante a emissão na hora de um visto gratuito, caso seja necessário. Além disso, é preciso ter passaporte com validade mínima de seis meses e apresentar um certificado de vacinação contra febre amarela.
Atualmente, quem vai ao arquipélago deve portar, também, um teste PCR negativo para covid-19, realizado em até 96 horas antes da partida. Quem entrar em outro país por mais de 24 horas durante o deslocamento até as Ilhas Maldivas precisa repetir o teste. No certificado deve constar o nome do passageiro igual ao do passaporte e endereço do laboratório onde o exame foi realizado.
Maldivas: preço
[caption id="attachment_61415" align="aligncenter" width="718"] Hotéis de luxo ditam as regras de quanto custa ir a Maldivas | Divulgação - Four Seasons[/caption]
Muita gente se pergunta quanto custa ir a Maldivas. Os resorts mais luxuosos do arquipélago costumam ter preços salgados, com diárias que parte de US$ 700. Não à toa, o destino é muito procurado por endinheirado e casais em lua de mel, assim como Polinésia Francesa e Seychelles. Uma passagem da Emirates ou da Catar Airlines desde São Paulo não sai por menos de US$ 950. Muitas operadoras brasileiras, no entanto, vendem pacotes para Maldivas.
Maldivas: hotel
Four Seasons Resort Maldives at Landaa Giraavaru
Pensou em Four Seasons, pensou em luxo. Este hotel da rede fica em uma linda ilha, com vilas "escondidas na mata", muitas delas com piscina privativa, lounge e acesso direto para a praia. Os famosos bangalôs sobre as águas das Maldivas também dão as caras por lá e encantam os viajantes.
---
One&Only Reethi Rah
Este é um dos hotéis de luxo queridinhos dos brasileiros que vão às Ilhas Maldivas. Situado em uma ilha banhada por águas azul,-turquesa esbanja elegância. Quem se hospeda por lá pode fazer diversas atividades aquáticas. Os ótimos restaurantes e o spa do empreendimento chamam a atenção.
---
Conrad Maldives Rangali Island
Restaurante em formato de aquário, bangalôs sobre o mar, spa premiado, butique italiana, restaurantes deliciosos. Quem fica neste hotel nas Maldivas, localizado em uma ilha particular, tem a exata dimensão do que é passar alguns dias em um dos lugares mais lindos do mundo. É muito procurado por casais em lua de mel.
---
Centara Grand Island Resort e Spa
Com mais de 100 bangalôs e vilas erguidas em palafitas sobre o mar ou distribuídos na praia de areias brancas, este resort cinco estrelas oferece uma experiência perfeita para famílias e casais em lua de mel. Luxuoso, é voltado para quem só quer saber de relaxar no clima pé na areia.
---
Huvafen Fushi
O famoso spa submarino de Maldivas, que dá vista para os lindos peixinhos e corais que banham o arquipélago, fica neste hotel. Por isso, suas fotos costumam encantar os viajantes antes mesmo de eles chegarem lá. O local conta ainda com a maior adega subterrânea do Índico, com 6 mil garrafas e mais de 700 rótulos. Boa parte dos bangalôs ficam sobre a água e contam com piscinas particulares de borda infinita.
---
Emerald Maldives Resort & Spa-Deluxe All Inclusive
Localizado no atol de Raa, em uma ilha com 20 hectares de terra virgem e 100 hectares de lagoa azul cristalina, este hotel nas Ilhas Maldivas fica em um lugar dos sonhos. O pacote all inclusive contempla não só alimentação e bebidas o dia todo, mas também diversas atividades esprotivas.