Marketing de influência, responsabilidade e credibilidade: o compromisso do influenciador com seu público

Tecmundo






Por Heloisa Castro.
O mercado de influência é um dos que mais cresce ao redor do globo, sendo responsável por girar montantes bilionários envolvendo empresas e influenciadores de todos os segmentos . Diante de uma geração cada vez mais conectada, as redes sociais se tornaram um dos principais marketplaces da atualidade, principalmente, pela venda de publicidades.
De acordo com uma pesquisa mundial da plataforma MuseFind, divulgada pela Forbes em 2023, 92% dos consumidores confiam mais nos influenciadores do que na publicidade tradicional. Dessa maneira, o marketing de influência é responsável por capitalizar a confiança e a credibilidade estabelecidas pelos criadores de conteúdo com o seu público.
Os influenciadores precisam ter uma boa curadoria na hora de aceitar publicidades, para que sua reputação seja positiva.
Ao contrário da mídia tradicional e das plataformas digitais que “apenas” cedem seus espaços publicitários em sua grade de programação, os influenciadores têm como papel provocar o desejo nas pessoas de consumir, comprar ou contratar aquilo que é anunciado.
Neste caso, vale ressaltar aquela famosa frase: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. O final de 2023, por exemplo, foi marcado por polêmicas graves, desde a divulgação de golpes e esquemas de pirâmide até as destrutivas fake news.


