TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Obesidade aumenta risco de câncer de próstata fatal, mostra estudo
Estilo de Vida

Obesidade aumenta risco de câncer de próstata fatal, mostra estudo

publisherLogo
Tecmundo
18/05/2022 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15011001/original/open-uri20220518-18-1xoyqg8?1652895109
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo estudo realizado no Reino Unido revelou que homens obesos são mais propensos a morrer devido ao câncer de próstata. Um aumento de cinco pontos no índice de massa corporal eleva o risco de óbito em 10%, mostram os dados da pesquisa publicada na revista científica BMC Medicine.

A correlação observada entre os dois problemas, entretanto, ainda não tem razões claras. Esse tipo de tumor é um dos mais comuns. Apesar disso, ele costuma levar anos para crescer, e permite que o paciente conviva por muitos anos com a doença.

obesidadeA obesidade é um fator de risco para quem tem câncer de próstata (Fonte: Shutterstock)

Por conta da prevalência do câncer de próstata, pesquisadores de todo o mundo buscam identificar os fatores que podem favorecer o agravamento dos quadro clínicos.

O estudo baseou-se na meta-análise de dados de 2,5 milhões de homens coletados nas bases  PubMed, Embase e Web of Science. Além disso, foram acrescentadas informações de 200 mil participantes do UK Biobank.

Obesidade como fator de risco

Todos os participantes foram acompanhado durante anos, e forneceram suas medidas de índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura, relação cintura-quadril e percentual de gordura corporal.

Os pesquisadores selecionaram aqueles que desenvolveram câncer de próstata ao longo dos anos e perceberam que existe uma probabilidade maior de morte para aqueles com mais quantidade de gordura corporal.

Pesquisadores revelam que cada 10 centímetros de cintura em um paciente obeso aumenta em 7% o risco de óbito. Além disso, o percentual de gordura, o IMC, a adiposidade e a proporção cintura-quadril também influenciaram a ocorrência de mortes.

“Saber mais sobre os fatores que aumentam o risco de câncer de próstata é fundamental para preveni-lo”, diz ao site New Atlas, Aurora Perez-Cornago, responsável pelo estudo e pesquisadores na Universidade de Oxford.

“A idade, o histórico familiar e a etnia são fatores de risco conhecidos, mas não são modificáveis, por isso é importante descobrir fatores de risco que possam ser alterados.”

ARTIGO BMC Medicine

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também