Home
Estilo de Vida
Fábrica de Graffiti promove educação artística para jovens de Tramandaí, no Rio Grande do Sul
Estilo de Vida

Fábrica de Graffiti promove educação artística para jovens de Tramandaí, no Rio Grande do Sul

publisherLogo
Virgula
09/08/2022 21h05
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15142913/original/open-uri20220809-19-nal6nf?1660079465
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Confira mais detalhes do projeto

De 3 a 22 de agosto, a Fábrica de Graffiti realiza a maior ação de graffiti com 200 adolescentes da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Aparecida e do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí. Os alunos farão um curso completo de graffiti, gratuitamente, por meio do Instituto EDP e incentivo da EDP Renováveis, quarta maior produtora mundial de energias renováveis.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Com décadas de experiência, a equipe de professores do curso é formada pelos arte educadores Sabrina Brum e Jasom Souza, o artista urbano Luis Flavio, o dançarino e educador Eduardo Sô, e o DJ e produtor Roger Dee. Ao fim do curso, no dia 22, a Fábrica de Graffiti apresentará uma exposição das artes criadas pelos alunos, que será aberta ao público. O projeto também realizará a pintura da pista de skate da cidade no Litoral Norte. O grafiteiro convidado é o artista Luís Flávio, que contará com o suporte de grafiteiros locais.

Além de desenvolver habilidades artísticas, o curso da Fábrica de Graffiti também ensina e conscientização dos alunos sobre o valor e o contexto social em que o graffiti está inserido. Os temas abordados são Introdução ao Graffiti, Desenho para Graffiti: Letras, Cenário, e Personagens, Graffiti em grandes escalas, Pintura artística de tela, Produção de mural e Oficina de Hip Hop. “Nosso objetivo é trabalhar junto aos alunos habilidades sociais, técnicas de desenho e pintura e ensinar a história da cultura Hip Hop, falando sobre culturas urbanas e suas diversas linguagens, como a música e a dança, com especial destaque para o graffiti e suas principais técnicas”, explica Paula Mesquita Lage, fundadora e produtora executiva da Fábrica de Graffiti.

Cada aluno pintará uma tela 20 x 20 cm para a exposição de encerramento do curso e cada turma também fará uma pintura coletiva dentro da escola para revitalização e ressignificação do espaço. “A maioria dos projetos culturais do Brasil é centralizada nas grandes cidades e deixa de fora justamente as áreas mais carentes de educação artística. Nosso curso costuma significar a primeira conexão de um jovem com a arte e a primeira oportunidade de estudar a fundo o assunto. Vamos mostrá-los que é possível se profissionalizar no campo artístico. Mal posso esperar pelo resultado do curso e ver o que os alunos vão criar!”, comenta Paula.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também