Home
Estilo de Vida
Jovens são chamados a combater Fake News nas eleições
Estilo de Vida

Jovens são chamados a combater Fake News nas eleições

publisherLogo
Virgula
19/08/2022 19h29
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15159798/original/open-uri20220819-19-gceh9u?1660937614
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Foto por Markus Winkler /Unsplash

Com o início da campanha eleitoral, o combate à disseminação de Fake News se torna ainda mais urgente. No último ano, os jovens foram amplamente incentivados a participar do processo eleitoral e atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu um programa especial, chamado #FakeToFora que visa conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de informações falsas.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

O Instituto Palavra Aberta, por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País, como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia – considerado o maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4 milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas brasileiras.

O #FakeToFora capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e reflexões no preparo para as votações. O projeto oferece uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações. Os materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania.

O #FakeToFora é composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Todo o material está disponível no site oficial da iniciativa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também