Museu das Favelas realiza oficinas que debatem antirracismo
Virgula
Com o objetivo de construir espaços mais inclusivos e abrangentes para a sociedade, o Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza o “Entre Museus Antirracistas”. A série de oficinas, voltada para profissionais de museus do SISEM-SP, que atuam em núcleos educativos, será conduzida por Carolina Rocha, museóloga, Mayara Soares e Fábio Santos, educadores da instituição.
> Siga o Virgula no Instagram! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!
A troca de saberes será realizada presencialmente no Museu Paulo Setúbal, no dia 29/08, das 9h até 17h. Já no dia 12 de setembro, das 08h às 16h, acontece no Museu Histórico e Pedagógico Dom João VI. A seguir, finalizando, no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Museu do Folclore de São José dos Campos Roberto Burle Marx.
A primeira parte da aula será focada em aspectos teóricos e reflexivos sobre responsabilidades e corresponsabilidades dos núcleos educativos de museus. Já a segunda parte terá dinâmicas de construções de práticas pedagógicas. A expectativa é que os envolvidos saiam prospectando ferramentas e abordagens para tornar os museus espaços mais diversificados e antirracistas.
Por meio dessa oficina educativa, pretende-se contribuir para a transformação social, disseminando práticas museológicas mais conscientes e comprometidas com a luta contra o racismo e a promoção da equidade racial na sociedade brasileira. “A oficina ‘Entre Museus Antirracistas’ é uma oportunidade para que os profissionais dos museus de São Paulo aprofundem seus conhecimentos e promovam mudanças significativas em suas práticas educativas”, completa.
As inscrições são limitadas e voltadas ao público profissional de museus, e deverão ser realizadas através de formulário. A ação é inspirada no programa “Entre Museus Antirracistas”, desenvolvido pelo Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, também gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, que tem como objetivo apresentar, discutir e incentivar ações de educação antirracista em espaços culutrais, e agora será oferecido por meio do Programa Conexões Museus SP, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, SISEM-SP.