UNESCO e Instituto Mauricio de Sousa lançam campanha de valorização da leitura
Virgula
Para comemorar o Dia Internacional da Alfabetização, que acontece no dia 8 de setembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Mauricio de Sousa lançam em conjunto uma campanha de estímulo à leitura.
> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!
Neste Dia Internacional da Alfabetização, o Instituto Mauricio de Sousa elaborou, juntamente com a UNESCO, uma história em quadrinhos destinada principalmente às crianças e que demonstra, em linguagem simples, como a alfabetização é um fator essencial para a mobilidade e a inclusão social, bem como para o desenvolvimento sustentável, contribuindo assim para a melhoria de oportunidades culturais, sociais, políticas e educativas a todos e todas.
“Os quadrinhos são um meio de atrair crianças e adultos para o universo das letras, ao traduzir informações complexas de uma maneira lúdica. Minha medalha no peito é saber que milhões de crianças foram estimuladas à leitura por nossos livros e revistas em quadrinhos. A parceria do Instituto Mauricio de Sousa com a UNESCO vem responder a essa necessidade, permitindo que a mensagem da importância da alfabetização e da leitura como um direito de todos chegue ainda mais longe”, diz o próprio Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e presidente do instituto que leva seu nome.
Essa história em quadrinhos estará nas redes sociais da UNESCO, do Instituto Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica, e poderá ser utilizada por educadores e agentes de ensino em geral. Ela explica a importância da alfabetização para ampliar o pensamento crítico e a capacidade interpretativa de contextos e situações, para melhorar o vocabulário, bem como para obter um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos temas e assuntos.
Serviço
8 de setembro – Dia Internacional da Alfabetização
História em quadrinhos “Com todas as letras”
4 páginas que poderão ser baixadas no site oficial
UNESCO e Instituto Mauricio de Sousa