Halloween: 10 filmes de terror baseados em histórias clássicas
Tecmundo
Diversos filmes de terror são baseados em histórias pré-existentes. Seja na literatura ou na tradição oral, essas narrativas são bastante populares e ficaram eternizadas no imaginário social, principalmente por conta de suas ideias mirabolantes. Pensando nisso, e com o Halloween em voga, elaboramos uma lista com alguns filmes de terror imperdíveis que utilizaram tramas inesquecíveis como elementos centrais. Confira!
10. Lenda Urbana
(TriStar Pictures/Reprodução)
Muitas lendas urbanas já foram citadas em algum momento em diversas produções. É o caso de Bloody Mary, que, além de nomear um drink super famoso, também esteve em alguns episódios de Supernatural. Contudo, o filme de 1998 apresenta estudantes universitários tentando sobreviver a um serial killer que teria sido inspirado no assassino no banco de trás e no homem de mãos de gancho.
9. O Corvo
(Relativity Media/Reprodução)
Ao longo de seus anos de vida, Edgar Allan Poe produziu contos e poemas incríveis. Seus escritos já foram adaptados diversas vezes para a televisão e o cinema — incluindo o longa O Farol, de 2019, baseado em um conto inacabado. Dessa maneira, esse filme conta os últimos dias de Poe, que teria morrido de causas misteriosas. O fio condutor é o seu poema mais famoso, que também dá título à produção.
8. Histórias Assustadoras para Contar no Escuro
(Diamond Films/Reprodução)
Abordando diversas histórias bizarras, esse filme, lançado em 2019, apresenta uma boa variedade de criaturas sobrenaturais e outras questões bastante interessantes. A narrativa se desenvolve a partir da descoberta do livro de Sarah Bellows por um grupo de adolescentes. A obra contém diversos contos de horror. Aos poucos, todos os elementos das tramas passam a surgir na vida real.
7. A Lenda de Candyman
(Universal Pictures/Reprodução)
Recentemente, uma nova adaptação do conto de Clive Barker chegou aos cinemas. Por sua vez, o escritor utilizou elementos da tradição oral para compor a narrativa, que conta a história de um amor impossível e torturas bizarras ocorridas após o período escravagista. Nesse sentido, vale destacar que ambas as produções abordam o caso de uma maneira perturbadora.
6. À Beira da Loucura
(Allied Vision/Reprodução)
O serial killer Jack, o Estripador, nunca teve sua identidade revelada desde que seus primeiros assassinatos passaram a acontecer. Mesclando ficção com o que se conhece sobre este fato, Gérard Kikoïne criou um filme repleto de nuances assustadoras. O roteiro, inclusive, foi baseado em O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde, romance escrito por Robert Louis Stevenson.
5. O Iluminado
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)
Stephen King possui diversos livros envolventes e com personagens controversos. É o caso deste romance, ambientado em um hotel praticamente à deriva durante um inverno tenebroso.
Jack Torrance é o protagonista, um escritor que leva sua família para cuidar do local em questão durante a geada. Muitas coisas estranhas acontecem por lá durante esse período, o que rendeu várias cenas assustadoras para o público de Stanley Kubrick nos anos 1980.
4. A Múmia
(Universal Pictures/Reprodução)
Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, também escreveu histórias macabras durante sua carreira. E quando a Universal Pictures iniciou sua aventura em filmar obras aterrorizantes, A Múmia surgiu nos anos 1930.
A trama aborda a saga de Imhotep, um sacerdote mumificado do Egito Antigo, que retornava dos mortos para encontrar-se novamente com sua amada, cuja alma havia reencarnado em uma outra mulher.
3. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
(Paramount Pictures/Reprodução)
Com seu estilo sombrio, Tim Burton reinventou o clássico de Washington Irving de um jeito interessante. Trazendo diversos elementos da obra original, o cineasta conseguiu também reestruturar algumas passagens para adicionar ainda mais tensão à trama.
Na história, o investigador Ichabod Crane (Johnny Depp) analisa os mistérios do vilarejo de Sleepy Hollow, local assombrado por um cavaleiro sem cabeça.
2. Frankenstein
(Universal Pictures/Reprodução)
Mary Shelley, considerada uma das grandes escritoras do gênero, criou uma obra repleta de simbolismos em 1818. Seu clássico fez bastante sucesso e foi adaptado diversas vezes no cinema.
Uma das versões mais icônicas foi produzida no início dos anos 1930, contando com Colin Clive e Boris Karloff nos papéis principais. De acordo com relatos da época, Karloff levava cerca de seis horas para se caracterizar como o monstro criado por Henry Frankenstein.
1. Drácula
(Columbia Pictures/Reprodução)
Fechando a lista, outro clássico que também já foi adaptado diversas vezes apresenta o vampiro mais famoso da literatura. Ao longo da história, o famigerado Conde Drácula foi interpretado por Béla Lugosi, Gary Oldman, Jack Palance, Frank Langella, Gerard Butler, Leslie Nielsen e até mesmo por Luke Evans. A história de Bram Stoker se tornou tão famosa que rendeu variações como Nosferatu (1922) e Van Helsing (2004).