Ana Cañas lança álbum e estreia programa no Canal Brasil e Globoplay
Virgula
Multiartista… assim pode ser definida Ana Cañas, que vive uma semana intensa com o lançamento do seu novo álbum e ainda a estreia de programa no Canal Brasil e no Globoplay, serviço de streaming de vídeos da Rede Globo.
A cantora passeia com sabedoria pela obra de um dos mais renomados nomes da música popular brasileira em seu novo trabalho, “Ana Cañas canta Belchior”, que já está disponível nas principais plataformas de streaming.
A encontrou a própria linguagem para trazer de forma certeira 14 faixas que prezam pela sutileza e ao mesmo tempo por interpretações densas e profundas. Misturar Ana e Belchior, e seus planetas no signo de Escorpião, só podia resultar em algo intenso, para se jogar de alma e é difícil parar de escutar.
“Sinto que uma voz feminina relendo um clássico da música popular brasileira é como um portal. Novos sentimentos e olhares. Cresci ouvindo Elis, Gal e Bethânia fazendo isso como ninguém e redirecionando músicas (escritas geralmente por homens) em versões definitivas. Porque mulheres têm um abismo singular, conhecem cerceamento e opressão de forma única e isso é traduzido no canto com uma força peculiar”, diz a cantora.
Apresentadora
O lançamento do álbum acontece quase que simultaneamente ao debut de Ana como apresentadora. Dia 25 estreia o programa “Sobrepostas” no Canal Brasil e na Globoplay com a cantora recebendo mulheres (cis e trans) e pessoas não-binárias para conversas francas sobre sexo, prazer e autoconhecimento.
“A real é que os dois projetos têm tudo a ver. O universo belchiorano é bastante sexual (‘Quero gozar no seu céu / Pode ser no seu inferno’). A sexualidade feminina ainda é um tabu em 2021 e Belchior já falava sobre isso em diversas músicas, há 40 anos. Apresentar um programa sobre esse tema na televisão conversa com a sua obra, sem dúvida”, concluiu Ana.