Home
Entretenimento
Blackbird: Veja o episódio histórico por trás da música dos Beatles
Entretenimento

Blackbird: Veja o episódio histórico por trás da música dos Beatles

publisherLogo
Aventuras Na História
03/04/2024 20h06
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16143026/original/open-uri20240403-17-asghdf?1712175144
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Lançada em 1968, no 'White Album', a canção 'Blackbird' se tornou um dos clássicos dos Beatles. Recentemente, a faixa, que fascina diferentes gerações, voltou a ser assunto após um cover feito pela cantora Beyoncé no álbum 'Cowboy Carter'. 

Embora muitos desconheçam, a 'Blackbird' carrega um significado especial para o quarteto mais famoso da história da música. Escrita por Paul McCartney, ele foi inspirado pelo Movimento dos Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos, que buscava igualdade para a comunidade afro-americana.

Conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil, durante entrevista, Paul disse que 'aqueles dias' o preocupavam. 

"Aqueles dias foram dias de luta pelos direitos civis, e que todos nós somos imensamente preocupados", disse ele. "Então, essa foi uma música realmente para a mulher que experimentava todos esses problemas nos Estados Unidos. Eu pensei: 'Deixe-me encorajá-los a continuar tentando, e manter a sua fé, pois há esperança'". 

O cantor também explicou o sentido figurativo da canção, que ainda hoje é uma das mais reproduzidas por fãs da banda.

"Como é muito frequente em minhas canções, existiu uma coisa mais velada, figurativa. Então, em vez de eu dizer exatamente sobre uma mulher negra vivendo em Little Rock e ser muito específico sobre isso, essa mulher se tornou um pássaro, simbólica. Para que assim, você possa aplicar isso a uma situação específica", explicou o artista.

Os estudantes ao lado de Robert F. Wagner Jr., então prefeito de Nova York, nos EUA /Crédito: New York World-Telegram

Paul foi diretamente inspirado pela história de nove jovens negros. Em 1957, eles foram matriculadas na Little Rock Central High School, que apenas aceitava alunos brancos. Foi um dos momentos que marcou o fim da segregação racial nos EUA.

Inclusive, em 2016, ele conheceu duas das mulheres que protagonizaram o episódio histórico. Através de seu perfil oficial no Twitter, Paul compartilhou uma imagem ao lado das senhoras.

Veja no Twitter
twitter

Incredible to meet two of the Little Rock Nine--pioneers of the civil rights movement and inspiration for Blackbird. pic.twitter.com/QrnOQnqrFX

May 1, 2016

"Incrível conhecer duas das mulheres do Little Rock Nine – pioneiras do movimento dos direitos civis e inspiração para Blackbird", escreveu ele na legenda da imagem.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também