Home
Entretenimento
Inimigos do rock: Como o Axl Rose reagiu a morte do Kurt Cobain?
Entretenimento

Inimigos do rock: Como o Axl Rose reagiu a morte do Kurt Cobain?

publisherLogo
Aventuras Na História
17/04/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15510674/original/open-uri20230417-18-1kc1i2u?1681764036
©Divulgação / Geffen Records - Wikimedia Commons / Domínio Público
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No início da década de 1990, duas bandas emergiram ao grande público como referências de estilos alternativos de rock; de um lado, os Guns N' Roses traziam o sucesso do hard rock nos anos 1980 com a liderança de Axl Rose, conhecido pelo comportamento enérgico e agressivo, dentro e fora do palco. De outro lado, o trio Nirvana emergia como ícones do grunge, misturando elementos do punk com composições interpretativas e protestantes de Kurt Cobain.

Ambos faziam parte do plantel da Geffen Records, que discos de sucesso das bandas e, por algumas vezes, tentou fazer encontros entre os conjuntos musicais, sem sucesso. Axl, que anteriormente chegou a se manifestar como fã do trio de Seattle, chegou a ser desprezado publicamente por Cobain, tendo um show particular recusado, além de ter recebido um vácuo dos integrantes ao tentar visita-los no camarim.

Longe de levar desaforo para casa, o vocalista do Guns N’ Roses se tornou frente contra o Nirvana, chegando a brigar com Kurt e sua esposa, Courtney Love, nos bastidores do Video Music Awards de 1992. Posteriormente, em um show, Axl queimou o boné do Nirvana que ostentou com orgulho anteriormente, iniciando uma rixa pública entre duas das maiores bandas do século 20.

Axl Rose usando um boné do Nirvana durante as gravações do clipe 'Don't Cry' / Créditos: Divulgação / Vídeo / YouTube

 

Contudo, a briga nunca foi concluída com algum tipo de resolução entre os rivais, visto que, no dia 8 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado sem vida no sótão de sua residência, após disparar contra a própria cabeça. A descoberta chocou o mundo da música em geral, incluindo Axl, como revelou uma amiga próxima do cantor.

Recebendo a notícia

O livro 'Everybody Loves Our Town: An Oral History of Grunge' ('Todo mundo ama nossa cidade: uma história oral do grunge', em tradução livre, indisponível no Brasil), lançado em 2011, compila depoimentos de pessoas que participaram da formação da imagem do movimento grunge na cultura popular, incluindo a publicitária Bryn Bridenthal, que era responsável pelo desenvolvimento da identidade visual de bandas da Geffen Records nos anos 1990, incluindo as duas envolvidas.

Bryn Bridenthal durante entrevista ao programa 'Behind the Music' / Crédito: Divulgação / VH1

 

Quando a gravadora soube que Kurt havia falecido, iniciou um plano cuidadoso em relação ao legado do Nirvana. Sabendo da notícia de última hora, Bryn contatou Axl Rose, com quem já havia trabalhado, sabendo que em pouco tempo, a morte estamparia os principais veículos de comunicação dos Estados Unidos.

No livro, ela descreve: “A primeira coisa que fiz quando voltei para o meu quarto de hotel foi ligar para o Axl porque tinha medo de como a notícia poderia afetá-lo. Ele era uma montanha-russa emocional, eu estava com medo de que Axl se machucasse. Ele sentiu as coisas muito profundamente e sentiu uma conexão real ali, embora não houvesse nenhuma conexão do outro lado [por parte de Kurt]”.

Acho que ele tinha muita empatia por Kurt. Eu fiquei no telefone com Axl até cerca de 3h00 da manhã. [...] Foi tão intenso”, acrescentou.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também