Morre, aos 90 anos, Carlos Lyra, melodista da bossa nova
Aventuras Na História
Na madrugada deste sábado, 16, o cantor e compositor, Carlos Lyra, faleceu no Rio de Janeiro. O músico, que possui parcerias com artistas como Vinicius de Moraes e Ronaldo Bôscoli, teve sua morte confirmada pelos familiares.
Conforme repercutido pelo G1, Lyra é autor de clássicos da bossa nova, como 'Você e eu', 'Minha namorada', 'Coisa mais linda' e 'Sabe você'. Ele também é considerado um dos melodistas mais inspirados na história fonográfica nacional.
Sua esposa, Magda Pereira Botafogo, explicou que o compositor de 90 anos apresentou um quadro de febre na última quinta-feira, 14, e no mesmo dia foi internado no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após a realização de alguns exames, uma bactéria foi encontrada em seu corpo, mas a causa de morte ainda não foi determinada.
Carreira
A canção que revelou Lyra foi “Menino”, gravada por Sylvia Telles, em 1956. Cinco anos depois, ele lança a faixa “Coisa mais linda”, em parceria com Vinicius de Moraes, com quem também criou “Marcha da quarta-feira de cinzas” (1963), “Sabe você” (1964), “Minha namorada” (1964) e “Primavera” (1964).
O melodista também desempenhou um papel central na divulgação da cultura brasileira, para além da música. Em 1961, ele fundou o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes.
O corpo de Lyraserá velado neste domingo, 17, entre as 10h e as 14h, em uma cerimônia reservada para amigos e familiares, no Caju.