Perdida há 60 anos, gravação inédita de John Coltrane é encontrada em biblioteca
Aventuras Na História
Uma gravação inédita de uma apresentação conjunta dos saxofonistas John Coltrane e Eric Dolphy foi descoberta na Biblioteca Pública de Nova York após quase 60 anos de busca. A gravação faz parte de uma temporada realizada por Coltrane em 1961 no Village Gate, em Nova York, e foi originalmente feita como parte de um teste do novo sistema de som do clube.
Em seguida, o material foi arquivado na Biblioteca Pública de Nova York para as Áreas Performáticas, onde acabou sendo considerado perdido. Posteriormente, as fitas foram encontradas, apenas para se perderem novamente nos arquivos da biblioteca. Por quase 60 anos, a instituição procurou essa gravação que reuniu os dois gigantes do jazz.
Agora que foi reencontrada, a gravação será lançada em 14 de julho com o título "Evenings at the Village Gate" pela Impulse Records, que lançou álbuns de Coltrane a partir dos anos 1960. De acordo com o jornal britânico "Guardian", o álbum apresenta John Coltrane e Eric Dolphy em faixas que são clássicos do repertório de Coltrane, como "My Favorite Things", "Impressions" e "Greensleeves".
Além dos dois saxofonistas, a gravação também conta com o baixista Reggie Workman e dois membros do lendário trio que gravou "A Love Supreme" com Coltrane, o pianista McCoy Tyner e o baterista Elvin Jones, segundo o portal O Globo.
Lançamento anterior
Essa, no entanto, não é a única gravação de John Coltrane a ser revelada nos últimos anos. Em 2018, o álbum de originais nunca lançados "Both Directions at Once" foi descrito pelo saxofonista Sonny Rollins, outro grande nome do jazz, como "encontrar mais uma sala na Grande Pirâmide do Egito".
Em 2019, o álbum "Blue World" revelou uma série de versões alternativas para faixas como "Naima" e "Traneing In". Tanto John Coltrane quanto Eric Dolphy faleceram jovens. Coltrane aos 40 anos, em 1967, devido a um câncer de fígado, e Dolphy aos 36 anos após entrar em coma diabético.