Qual a história por trás da briga que abalou a amizade de Solange Almeida e Xand Avião?
Contigo!
Solange Almeida e Xand Avião ficaram a frente da banda Aviões do Forró por 14 anos. Porém, em 2017, a cantora anunciou sua saída do grupo e iniciou uma carreira solo. O que parecia ser uma decisão amigável, se revelou uma briga judicial milionária que durou três anos e afastou os dois cantores.
A saída de Solange do Aviões do Forró
Solange comunicou em 2016 que deixaria o Aviões do Forró após o Carnaval de 2017. Segundo ela, muitas promessas foram feitas para que tudo terminasse em paz, incluindo uma turnê de despedida, mas ela só foi avisada sobre o dia de sua saída com apenas dois meses de antecedência.
A artista também afirmou que não recebeu nenhum pagamento pelos 14 anos em que trabalhou como cantora e sócia do grupo de forró. Ela contou que tinha direito aos lucros da banda, mas nunca viu esse dinheiro.
A ação judicial contra Xand Avião
Em 2019, Solange entrou com uma ação contra Xand Avião reivindicando uma dívida de R$ 5 milhões por direitos autorais do Aviões do Forró. Ela explicou ao público que acreditava que receberia um pagamento pelos shows, CDs, DVDs e músicas que gravou com o grupo.
Porém, o processo não chegou a ser julgado. Por determinação da Justiça, o caso teria que ser julgado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), como dizia o contrato que gerou toda a briga, assinado em 2010. Assim, a ação foi extinta. Solange ainda teve que pagar 10% do valor que pedia, ou seja, R$ 500 mil, por custos processuais.
A reconciliação entre os ex-parceiros
Com toda essa briga judicial, os dois não haviam se reconciliado, mas em uma festa, que aconteceu em dezembro de 2021, a influenciadora Gkay, a anfitriã do evento, e o humorista Rafael Cunha, aproveitaram o fato de Xand estar se apresentando e chamaram Solange para o palco. Eles se abraçaram e cantaram diversos sucessos do Aviões, deixando os presentes surpresos.
O público, então, entenderam a situação entre os cantores como uma reconciliação. No entanto, Solange revelou em outubro de 2023 que não tem mais nenhum contato com o ex-colega de palcos. Ela ainda explicou que não restou nenhuma chance para a amizade.
“Foi um ciclo que foi encerrado. Eu vejo ainda muitas postagens das pessoas falando da volta e tal. Essa volta não tem possibilidade, porque cada um está caminhando e vivendo sua vida”, contou ela em uma entrevista para o Domingo Espetacular.
Solange completou dizendo não haver a menor chance da amizade ser o que era: “A coisa seguia pra um caminho que a gente não se fala, não temos contato, mas tá tudo bem. Isso é o mais importante: todo mundo se respeita”.