Quem é Duda Beat, cantora envolvida em suposto plágio ao lado de Juliette
Contigo!
Duda Beat se destaca por sua voz doce e sua mistura de ritmos nordestinos, como brega e frevo, com influências internacionais, como synth-pop e indie rock. Mas quem é essa cantora que conquistou o Brasil e que recentemente se envolveu em uma polêmica por supostamente plagiar o conceito do projeto AmarElo, do rapper Emicida?
Quem é Duda Beat?
Duda Beat nasceu em Recife, Pernambuco, em 1987, com o nome de Eduarda Bittencourt Simões. Ela é filha de Suyenne Bittencourt e Tárciso Simões, que são recifenses. Ela não tem irmãos ou primos conhecidos no meio artístico. Ela adotou o nome artístico de Duda Beat em homenagem ao movimento manguebeat, que surgiu em sua cidade natal nos anos 90 e que misturava rock, rap e música regional.
Duda Beat se mudou para o Rio de Janeiro aos 18 anos, onde se formou em Ciência Política pela PUC-Rio. Ela sempre gostou de cantar, mas só começou a levar a música a sério depois de terminar um namoro longo e traumático. Ela decidiu transformar sua dor em arte e compôs várias músicas sobre suas desilusões amorosas.
A carreira de Duda Beat
Duda Beat lançou seu primeiro álbum, Sinto Muito, em 2018, de forma independente. O álbum foi um sucesso de crítica e público, e rendeu a cantora vários prêmios e indicações, como Troféu APCA. O principal hit de Sinto Muito foi Bixinho, uma música que mistura elementos de brega, pop e eletrônica, e que tem um clipe colorido e divertido.
Em 2021, Duda lançou seu primeiro EP, Te Amo Lá Fora. O EP trouxe músicas inéditas. Algumas das músicas de sucesso do álbum são Meu Pisêro,Tu e Eu (Feat. Cila do Coco), Nem Um Pouquinho (Feat. Trevo) e Mais Ninguém.
A polêmica de Duda Beat
Recentemente, Duda Beat se envolveu em uma polêmica por supostamente plagiar o conceito do projeto AmarElo, do rapper Emicida. A polêmica começou quando Duda Beat e Juliette, a campeã do BBB 21, lançaram uma música chamada Magia Amarela, que foi encomendada por uma marca de alimentos. A música tem uma identidade visual muito parecida com as do projeto AmarElo, que foi lançado por Emicida em 2019.
Alguns fãs e pelo irmão de Emicida acusaram Duda Beat e Juliette de plágio, alegando que elas copiaram a ideia do rapper sem dar os devidos créditos. A marca teria negociado com Emicida antes, mas não chegou a um acordo. Duda Beat se pronunciou sobre o caso e disse que não teve participação criativa na música, apenas cantou o que foi pedido pela marca.
Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.