Gaby Amarantos se emociona em discurso no Grammy Latino: "Quero dedicar a todas as mulheres negras do Brasil"
Máxima
Na tarde da última quinta-feira, 16, aconteceu a premiação do Grammy Latino 2023 e Gaby Amarantos levou a melhor na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum Technoshow.
O álbum traz o tecnomelody, ritmo original e criado em Belém, capital do Pará, e o ritmo é marcado por acelerar o brega tradicional junto com batidas eletrônicas.
Durante seu discurso, a cantora paraense falou sobre a importância da valorização da cultura amazônica, periférica e, principalmente, dos artistas independentes: "Sou uma artista da Amazônia, faço música da periferia negra de Belém do Pará e estou há 20 anos trabalhando com esse estilo".
"Recebo com muita alegria e honra esse prêmio, quero dedicar a todas as mulheres negras do Brasil. Agradeço a todo o povo de Belém do Pará que recebe e reconhece como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!", completou.
"Estou vestida de samaumeira, uma árvore da Amazônia que tem grandes raízes. Precisamos cuidar de nossa floresta amazônica e uma forma de cuidar é ouvir sua música, conhecer sua cultura!", destacou.