5 idols de k-pop que comemoraram 10 anos de debut solo em 2023
Recreio
Na indústria do K-pop, diversos idols desenvolveram uma extensa bagagem musical na última década, já que além de lançarem diversos singles, álbuns e MVs ao lado de seus grupos, alguns deles completam, em 2023, 10 anos desde que realizaram seus debuts como solistas.
Por esse motivo, a RECREIO reuniu na lista abaixo, 5 artistas que neste ano comemoraram 10 anos de carreira solo. Veja!
1. CL
Debutando como líder do 2NE1 em 2009, CL, realizou sua aguardada estreia solo em 28 de maio de 2013, com o single “The Baddest Female”. Relembre!
“The Baddest Female” serviu ainda como introdução a uma das apresentações mais icônicas do MAMA AWARDS. Isso porque, em 2015, CL subiu ao palco da premiação performando a canção que marcou seu debut como solista, assim como, pela primeira vez, a icônica ‘Hello Bitches’.
Mais que isso, de surpresa na mesma apresentação, Bom, Dara e Minzy apareceram ao lado de CL para poderem cantar ‘FIRE’ e ‘I Am the Best’, do 2NE1. Relembre!
2. Hyolyn
Ex-integrante do SISTAR, Hyolyn lançou o seu primeiro trabalho solo em 26 de novembro de 2013, ao promover o álbum “Love & Hate” que conta ao todo com dez faixas. São elas:
- "Lonely"
- "One Way Love"
- "Don't Love Me"
- "Stalker" (featuring Mad Clown)
- "Massage"
- "Closer"
- "Red Lipstick" (featuring Zico of Block B
- "Falling"
- "O.M.G" (featuring Lil Boi of Geeks)
- "Tonight" (오늘 밤)
Para o disco, as canções "Lonely" and "One Way Love" foram destacadas como as title-tracks, ganhando, inclusive, MVs individuais. Veja!
3. Sunmi
Sunmi debutou em 2007 como membro do grupo feminino Wonder Girls. Já a estreia solo ocorreu cerca de seis anos depois, quando ela lançou o digital single 24 Hours. Relembre!
Dona do hit “Gashina”, de 2017, Sunmi celebrou os 10 anos de carreia como solista com um grande presente aos Miyanes (como são chamados os fãs da artista) ao lançar em março deste ano o LP “B-SIDE”, que conta com seis faixas: “Childhood”, do single album “Heart Burn”; “1/6”, “Narcissism” e “Borderline”, do EP “1/6”; “Black Pearl”, do EP “WARNING”; e a versão banda de “Noir”.
4. Junho
Junho, do 2PM, debutou solo 24 de junho de 2013 no Japão, com o lançamento do single “Kimi No Koe”. Relembre!
Vale lembrar que a estreia do idol como solista na Coreia do Sul foi realizada dois anos depois. Além disso, os principais lançamentos solo do artista são os álbuns como “ONE” e “DSMN”, lançados em 2015 e 2016, respectivamente.
5. Kang Seungyoon
Antes de vencer o survival “WIN: Who Is Next” e debutar como líder do WINNER em 2014, Kang Seungyoon realizou sua estreia na indústria da música coreana como solista ao lançar, meses antes, o single “It Rains” em 16 de julho de 2013. Relembre!