Como o RBD se encontrou com Lula há 16 anos?
Recreio
Na noite da última quinta-feira, 9, o grupo RBD realizou seu primeiro show no Brasil em 15 anos, desde o anúncio do fim da banda. A apresentação, que faz parte da turnê “Soy Rebelde Tour”, aconteceu no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. A formação ainda tem show em terras cariocas nesta sexta-feira, e em São Paulo na próxima semana.
Essa, no entanto, não é a primeira passagem de Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Chávez por aqui. O grupo mexicano já realizou cinco viagens pelo Brasil no início dos anos 2000, passando por diferentes estados, e até mesmo encontrando figuras muito importantes.
Encontro com o presidente
Em 2007, o RBD realizava sua segunda turnê onde, em terras tupiniquins, tinham shows marcados em São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e Brasília. Em meio a agenda caótica, enquanto o então sexteto passava pela Capital Federal, os integrantes foram recepcionados pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da primeira-dama, hoje falecida, Marisa Letícia, no Palácio do Planalto.
A banda foi convidada pelo político para participar de um programa do governo, através da doação de uma guitarra autografada por todos os seis integrantes, que seria leiloada, e teria todo o dinheiro arrecadado destinado ao programa social Fome Zero, criado pelo governo federal brasileiro no ano de 2003.
No Palácio da Alvorada, Alfonso Herrera, Maite, Christian, Christopher, Dulce e Anahí também participaram de um churrasco oferecido pelo presidente e pela primeira-dama, além de jogarem uma partida amadora de futebol entre os convidados da festa.
Reencontro?
Desde a confirmação de que o RBD voltaria ao Brasil como um grupo completo, muitos fãs passaram a pedir por um reencontro entre os integrantes e Lula, que está cumprindo seu terceiro mandato como presidente. No entanto, o esperado momento pode não acontecer.
Isso porque o grupo possui apresentações marcadas no Rio de Janeiro e em São Paulo até o dia 19, sem planos de realizar uma passagem rápida por Brasília, onde se encontra o presidente. Além disso, Lula não pode viajar de avião até 26 de novembro devido a orientações médicas após ter passado por uma cirurgia no quadril em outubro.
Até o momento, não existem informações se as equipes da banda e da presidência estão tentando organizar um espaço na agenda para que o reencontro aconteça.