Como RM, do BTS, foi encontrado pela BIGHIT Music?
Recreio
Testes, seleções, treinos intensos de canto, dança, atuação, e mais — esses são alguns dos desafios enfrentados por anos e anos a fio para que um artista se torne trainee e por fim tenha a chance de realizar o seu tão sonhado debut como idol de k-pop.
No entanto, ainda que haja um certo padrão de ações para chegar aos holofotes da indústria da música sul-coreana, diversos são os caminhos que levam os cantores, rappers, compositores e dançarinos a se tornarem membros das famosas agências de entretenimento, como comprova a história de como RM, do BTS, foi encontrado pela BIGHIT Music.
Como RM, do BTS, foi encontrado pela BIGHIT Music?
Para entender, é necessário voltar a infância de Kim Namjoon, mais conhecido hoje como RM. O líder do BTS se apaixonou pelo rap quando estava na sexta série e ouviu “Fly” do Epik High pela primeira vez, conforme revelado pelo portal Koreaboo.
Uma coisa levou a outra, e enquanto estava no ensino médio já realizava seus primeiros trabalhos como rapper, visto que em 2007 já se apresentava sob o nome Runch Randa, realizando performances no Jungle Radio, um café underground de hip hop.
Algum tempo depois, RM passou a fazer parte de uma equipe de rap que reunia os principais rappers underground da época. Chamada Daenamhyup, a formação contava também com Iron (finalista de Show Me The Money 3), Supreme Boi (produtor da Big Hit Entertainment) e KIDOH (de Top Dogg) como membros.
Logo, RM se tornou influente na cena do rap underground. Tanto é que como Runch Randa, ele realizou seus primeiros grandes feitos, visto que se apresentou ao lado de artistas como Zico, do Block B (que na época era conhecido como Nakseo).
Cada vez mais conhecido, não demorou para que RM fosse convidado para fazer parte de uma empresa como trainee. Ele realizou um teste para uma agência underground de hip-hop, onde Sleepy, do duo de hip-hop Untouchable, foi jurado da audição.
Na época, Sleepy passou o contato de RM para o produtor Bang Si Hyuk, responsável por fundar a HYBE, empresa que subsidia a BIGHIT Music, agência por trás do debut do BTS. No primeiro episódio de “BTS Monuments: Beyond The Star”, série documental que retrata a década de existência do grupo, Bang Si Hyuk revela como foi descobrir RM.
Um dia, nosso produtor, Pdogg, tocou uma demo do Namjoon e eu fiquei chocado. Achei, de verdade, que alguém como ele, deveria debutar de qualquer jeito.”
Com isso, o idol fez um teste para a empresa e se tornou o primeiro membro a ingressar no BTS em 2010, se tornando também o ponto focal do grupo, como revelou Jin, no documentário: “Originalmente, o grupo faria apenas hip-hop e rap, tendo RM como o principal membro”.
Tanto é que, em 2013, quando o BTS debutou com o lançamento do mini-álbum "2 Cool 4 Skool", que trouxe como title song (música de trabalho) a faixa "No More Dream", o álbum e os MVs traziam diversas referências ao rap e hip hop. No entanto, o conceito foi mudando conforme as novas eras do grupo foram surgindo.