Quem são os artistas latinos favoritos de Jungkook?
Recreio
Artistas admiram outros artistas! Provando isso, Jungkook, do BTS, revelou uma lista de cantores latinos que nomeou como os seus favoritos na indústria da música enquanto respondia perguntas no Ask Anything Chat com iHeartRadio (via Koreaboo).
Quem são eles?
O primeiro nome mencionado pelo idol foi Rosalía. A cantora espanhola de 31 anos começou a cantar ainda na adolescência, mas seu primeiro álbum, “Los Angeles”, chegou apenas em 2017. Ainda assim, foi no ano seguinte que ela começou a se destacar. Isso porque, o disco “El Mal Querer” foi aclamado não só pelos fãs, mas também pelos críticos, rendendo a ela o Grammy 2020 de Melhor Álbum Latino de Rock, Urban ou Alternativo.
Nos anos seguintes, Rosalía ganhou ainda mais notoriedade com o single "Con Altura", lançado em 2018 em colaboração com J Balvin, rendendo a ela dois MTV Video Music Awards de Melhor Latina e Melhor Coreografia, a transformando na primeira artista espanhola vencedora da cerimônia.
Seu maior hit, "Despetchá", surgiu em 2022 no álbum “Motomami”, que fez com que a artista lavasse para casa mais um Grammy na categoria Melhor Álbum de Rock Latino ou Alternativo no 65º Grammy Awards. Relembre o clipe!
Depois de Rosalía, Jungkook revelou gostar também do trabalho do cantor e compositor colombiano, J Balvin, que assim como Rosalía começou a se aprofundar no mundo musical ainda na adolescência. Os primeiros trabalhos de destaque do artista foram o single "Éxtasis" (2007), pelo qual foi nomeado aos Prêmios Nuestra Tierra e o seu primeiro álbum, “Real” (2007), visto que a música “Ella Me Cautivo” recebeu um disco de ouro na Colômbia.
Os principais hits de J Balvin são “Ginza” e “Ambiente”, assim como seus feats inesquecíveis, como o já mencionado “Con Altura”, lançado em parceria com Rosalía, “Mi Gente”, colaboração com Willy William e “Que Pretendes” com Bad Bunny. Veja o vídeo da música "Ginza"!
Vale lembrar ainda que J Balvin já revelou estar disposto a participar de um projeto ao lado do BTS. A declaração surgiu no Dior Fall 2023 Menswear Fashion Show (via Koreaboo), onde ele esteve ao lado de Jimin e J-Hope.
Eu os conheci antes [o trio esteve presente no GRAMMYs de 2022] e quero dizer que eles são ótimos. Eu gostaria, por que não?”, começou falando sobre a possibilidade de uma colaboração. “Eles cantam em coreano; sou latino e canto em espanhol. Trata-se de ter um alcance global. Quer dizer, você tem que aprender um pouco sobre a cultura e o som, mas acho ótimo. As pessoas se conectam com sua música, o que significa que estão fazendo a coisa certa.”
Por fim, Jungkook mencionou Becky G. A norte-americana de origem mexicana começou sua carreira como atriz mirim, mas não demorou para que a música se tornasse parte de sua vida, visto que ela postava covers em seu canal no YouTube, onde foi descoberta pelo produtor Dr. Luke em 2011.
A partir de então, Becky pôde transformar sua voz em profissão, acumulando então três álbuns: “Mala Santa” (2019), “Esquemas” (2022) e “Esquinas” (2013), além de diversas colaborações com artistas como Pitbull, Christina Aguilera, Thalía, will.i.am e Bad Bunny.
Mais que isso, Becky já é querida pelo BTS há algum tempo. Isso porque, ela é a voz de “Chicken Noodle Soup” ao lado de J-Hope. O single foi lançado em 2019. Inclusive, os dois relembraram a canção durante o Lollapalooza de Chicago, nos Estados Unidos, realizado em agosto do ano passado. Veja!