Home
Entretenimento
Centro Cultural Vila Itororó apresenta show “O Grito” e homenagem a José Saramago
Entretenimento

Centro Cultural Vila Itororó apresenta show “O Grito” e homenagem a José Saramago

publisherLogo
Virgula
30/11/2022 22h52
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15318896/original/open-uri20221201-18-1xwluje?1669903377
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Confira a programação completa do evento

No sábado, dia 10 de dezembro, o Centro Cultural Vila Itororó – conjunto composto por mais de dez edificações construídas no início do século XX entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, em São Paulo -, recebe o show “O Grito”, do cantor, compositor, poeta e artista visual CA CAU, que se apresenta juntamente a mais quatro artistas: Graça Cunha, Izzy Gordon, Jairo Pereira e Grupo Catavento – Tapera das Artes. Além das atrações musicais, gratuitas, o evento também conta com a abertura de duas exposições: “Celebrando o centenário do escritor José Saramago” e “Luteria Experimental da ONG Tapera das Artes”.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Com circulação pelo Brasil e pela Europa, CA CAU traz o show “O Grito” pela primeira vez no Centro Cultural Vila Itororó, transportando o público para o seu universo poético-ibérico-musical, com violão de aço; mas que também dialoga com a poesia e as artes visuais. O show nasce no contexto da pandemia, convidando o espectador para reflexões – uma atitude artística de inquietude; um grito de possibilidades.

A mostra “Celebrando o centenário do escritor José Saramago”, que segue em cartaz até o dia 16 de dezembro, é uma homenagem ao escritor português que conquistou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões, em 1995. A exposição exibe 30 obras – cartazes realizados por diversos artistas do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas, que acontece em 30 cidades de 11 países do mediterrâneo e do mundo lusófono, com programação de música popular contemporânea e de artes plásticas -, contextualizando a importância de Saramago como fundador do Festival, que, em 2023, completa 30 anos; maior rede de intercâmbio na Europa.

Já a “Luteria Experimental da Tapera das Artes” apresenta instrumentos musicais confeccionados, artesanalmente, por crianças, jovens e adolescentes da ONG de mesmo nome (Aquiraz – CE). Utilizando materiais recicláveis como cabaça, bambu, madeira, pedra, plástico, papel, borracha e metal, a Tapera das Artes promove um trabalho de criatividade sustentável ao construir instrumentos musicais com novas sonoridades e formas estéticas diferenciadas.

Na exposição, o visitante poderá ver instrumentos de percussão melódicos e harmônicos (marimba, kalimba, clavas de PVC e clavas de pan de PVC); percussão rítmicos (tambor de fita, caixa e pandeiro); sopros (flauta doce, flauta pan, flauta pan de bambu, flauta pan de mangueira e flauta pan de PVC); cordas percutidas (marimba de lata, harpa, violão de cabaça, ukulele de PET e viola de cabaça) e; cordas friccionadas (violino de cabaça, violino de lata, viola de arco de cabaça, viola de arco de lata, violoncelo de balde e violoncelo de cabaça).

 

Serviço

A partir do 12h

Show – “O Grito”, CA CAU

Entrada gratuita

Duração: 30 – 35 minutos

 

Apresentação – Grupo Catavento | Tapera das Artes

Entrada gratuita

Duração: 30 – 35 minutos

 

Show – Izzy Gordon

Entrada gratuita

Duração: 30 – 35 minutos

 

Show – Jairo Pereira

Entrada gratuita

Duração: 30 – 35 minutos

 

Show – Graça Cunha

Entrada gratuita

Duração: 30 – 35 minutos

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também