Festival Novas Frequências anuncia lineup de sua 13ª edição no Rio de Janeiro
Virgula
Festival símbolo da música experimental e de sonoridades expandidas, considerado o mais relevante em seu nicho em toda a América do Sul, o Novas Frequências celebra o “Riso Ritual” e as múltiplas dimensões do Carnaval em sua 13ª edição. A programação, que acontece do dia 02 até 22/12, reúne 45 artistas e contempla shows e performances em diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro (Realengo, Maré, Tijuca, Gamboa, Flamengo e Cosme Velho).
> Siga o Virgula no Instagram! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!
Haverá seminário, laboratório imersivo com artistas em início de desenvolvimento de carreira e uma exposição de arte no centro cultural Futuros Arte & Tecnologia. Caio Rosa, Tiganá Santana, Levante Nacional Trovoa e um trio formado por Ana Lira, Nathalia Grilo e Alexandre Fenerich apresentam trabalhos inéditos. No line-up, artistas como Badsista, Índio da Cuíca (em duo de improvisação com Rodrigo Maré), Spirito Santo – o líder do lendário Grupo Vissungo, agora em uma nova formação mais “eletrificada” e cheia de marimbas -, o Saravá-Metal do Gangrena Gasosa, uma “roda de sample” inspirada nas icônicas rodas de samba, Kuka de Realengo – uma das principais turmas de bate bola da Zona Oeste – e performances de Rafael Bqueer e Davi Pontes & Wallace Ferreira. Completam a festa as artistas internacionais Marina Herlop (Espanha), Lucrecia Dalt (Colômbia/Alemanha), Jennitza (Argentina) e Asna (Costa do Marfim/França).
A cada ano, o festival é guiado por um tema conceitual que estrutura sua programação. Em 2023, o mote da 13ª edição gira em torno do Carnaval. “É hora de celebrar o gesto inventivo e alegre da experimentação e de nos permitir dançarmos a vida como se fosse festa, conjurando um tempo e um lugar para gargalhar a existência através do espírito irreverente, imprevisível e efêmero do Carnaval”, diz a curadoria do NF.