Geração Z ouviu 76% mais música e podcast no mundo no 1° semestre de 2023
Virgula
A Geração Z se consolidou como o grupo que cresceu mais rápido em número de streamings de música e podcasts no mundo no Spotify. Isso porque esse público jovem teve um aumento de 76% no consumo desses formatos no primeiro semestre de 2023 em relação ao ano passado, como mostra a quinta edição do Culture Next, o relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify Advertising. Somente nesses primeiros seis meses do ano, a Geração Z ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcast¹ .
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O Culture Next levanta três principais tendências deste ano entre o público jovem: Mergulhos culturais, que refletem o aprofundamento das experiências culturais dos ouvintes por meio das imersões no mundo da música e dos podcasts; Fazendo escola, que aponta que os podcasts estão na linha de frente da educação, moldando as mentes da nova geração; e Cultura viral, que mostra como as culturais locais se espalham por todo o mundo em velocidade supersônica.
Confira as principais descobertas de cada uma das tendências sobre a Geração Z no Spotify identificadas no Culture Next:
Mergulhos culturais
Os Zs querem romper a superficialidade típica que costumam encontrar nas redes sociais e descobrir mais sobre a cultura, o mundo e sobre si mesmos. 78% dos ouvintes da Geração Z no Brasil concordam que o Spotify promove essa imersão cultural³.
Com mixes de músicas editoriais e personalizados e recursos como Match, Niche Mixes e DJ, o Spotify contribui para essa juventude descobrir e explorar novos sons. Desde a estreia no Spotify em fevereiro de 2023, a Geração Z usou o DJ de inteligência artificial para escutar mais de 1,5 bilhão de minutos de música e recomendações em todo o mundo4. Além disso, a Geração Z representou cerca de dois terços (58%) de todas as playlists Match compartilhadas no Brasil no primeiro semestre de 2023, criando conexões mais profundas com amigos4.
Com o aumento da popularidade dos podcasts no Brasil no último ano, a Geração Z está consumindo cada vez mais categorias como:
+111% Crime e suspense
+84% Ciência
+67% Esportes
Os podcasts também são como um meio confiável e envolvente para narrativas e relatos culturais mais profundos: os ouvintes curtem os episódios do início ao fim, não importa o tamanho.5 Categorias como Crime e suspense, com duração média dos episódios de mais de 40 minutos, e Humor, com duração média de mais de 50 minutos, têm taxas de conclusão que superam 80%5.
Fazendo escola
No Brasil, a Geração Z representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.4
Os podcasts estão na linha de frente da educação da nova geração e mudaram a forma como os jovens aprendem. No Spotify, as horas ouvidas pela Geração Z na categoria Educação aumentaram 80% em relação ao ano passado no Brasil. Mais de três quartos dos ouvintes da Geração Z no Brasil (77%) afirmam que os podcasts ensinam sobre assuntos que eles gostariam de ter aprendido na escola³.
Cultura viral
No Brasil, 75% da Geração Z acredita que “tendências virais fazem a cultura evoluir mais rápido do que nunca”³. E acompanhar tudo é indispensável para essa geração, mesmo com a quantidade enorme de conteúdo disponível. 40% da Geração Z ouviu um podcast em velocidade acelerada no último ano e 58% acelerou músicas³.
A Geração Z cada vez mais rompe fronteiras: no Brasil, essa geração tem 28% mais propensão a ver a música como um portal para outras culturas do que em 20213, enquanto 86% afirma que consumiu músicas ou podcasts para conhecer outras culturas e experiências diferentes³. E mais: 72% da Geração Z no País afirma gostar de música em outros idiomas, um aumento significativo em relação a 2021 (64%).
Para mais informações sobre a metodologia, acesse o estudo aqui .